O Moçambola entra na derradeira jornada ainda com o título por atribuir. A Liga Desportiva de Maputo lidera o campeonato moçambicano de futebol com 50 pontos, mais um que o Ferroviário de Nampula.

As "locomotivas" de Nampula, orientados pelo português Rogério Gonçalves, defrontam o HCB de Songo na derradeira jornada, com os olhos postos na vitória mas também à espera de um deslize da Liga Muçulmana frente do Ferroviário de Pemba, equipa já despromovida ao segundo escalão. Mas, apesar de jogar em casa, a turma de Rogério Gonçalves não terá tarefa fácil frente a uma equipa que na última jornada venceu o Costa do Sol.

A formação de Maputo, que soma dois títulos de campeão de Moçambique, não poderá alcançar os 57 pontos da época passada mas tem tudo para se sagrar campeão pela terceira vez. Já a turma de Nampula busca o segundo título, depois de conquistar a prova em 2004.

Os crónicos candidatos ao título fizeram uma época aquém do esperado, aproveitado pela "locomotiva" de Nampula e pela Liga para uma disputa a dois. O Maxaquene, o Ferroviário de Maputo e o Costa do Sol fizeram enormes investimentos nos respetivos planteis mas os resultados não foram os melhores. Recorde-se que a nível de títulos, a turma canarinha é o mais titulado do futebol moçambicano, tendo vencido a prova em nove ocasiões, contra oito do Ferroviário de Maputo.

Apenas a Liga Desportiva de Maputo depende de si para erguer o caneco na derradeira zona, num jogo que poderá não ser fácil. Os jogadores do Ferroviário de Pemba irão entrar em campo mais relaxados, sem qualquer pressão, pelo que podem fazer uma "gracinha" e dar o título ao Ferroviário de Nampula.

Jogos da 26.ª jornada

Sábado (1 de Novembro)

Desportivo de Nacala-Costa do Sol

Desportivo de Maputo-Estrela Vermelha da Beira

Domingo (2 de Novembro)

Ferroviário de Quelimane-Ferroviário de Maputo

Ferroviário da Beira-Chibuto FC

Liga-Ferroviário de Pemba

Maxaquene-Têxtil de Punguè

HCB-Ferroviário de Nampula