A Liga Nacional de Futebol Feminino de Moçambique decidiu suspender por dois anos, todos os clubes que ultrapassaram o limite máximo de falta de comparência, na última edição do campeonato, que se realizou entre os meses de setembro e janeiro.

Trata-se das equipas da Academia Militar de Nampula, Clube Desportivo Cocorico da Beira e o Clube Desportivo ABC de Quelimane que foram desclassificadas e suspensas de competir nas provas organizadas pela Liga, nos próximos anos.

Em declarações ao SAPO, o presidente da Liga Nacional de Futebol Feminino, Augusto Djamine, explicou o seguinte: "O estatuto da liga, prevê uma suspensão de cinco anos, aos clubes que atingem o limite de faltas de comparência, mas a direcção decidiu reduzir a pena para dois anos de suspensão e uma multa de 30 mil meticais por cada falta de comparência”.

O presidente da Liga explicou, entretanto, que o organismo tem um plano para minimizar as saídas destes clubes: "Serão repescadas as três primeiras classificadas do torneio nacional organizado pela Federação Moçambicana de Futebol, no ano passado, na cidade Beira”.

O Clube Desporto da Costa Sol foi o vencedor do primeiro título nacional organizado pela Liga de Cubes. As canarinas somaram 20 pontos, oito de avanço em relação o segundo classificado, o Clube Feminino da Matola.