O Varzim, da II liga portuguesa de futebol, assinou hoje um protocolo de cooperação com o Chibuto, emblema que participa no principal escalão do futebol de Moçambique.

O acordo, firmado nas instalações do emblema poveiro, vai aprofundar a ligação já existente entre os dois clubes, contemplando intercâmbio de jogadores e também troca de experiências competitivas.

No imediato, esta parceria trará para o emblema da Póvoa de Varzim o defesa-central Maninho, que pertence aos quadros do Chibuto, e que numa primeira fase vai ganhar experiência na equipa B dos poveiros, podendo, posteriormente, ser integrado na formação principal.

Pedro Faria, presidente do Varzim, considerou "proveitosa" esta parceria, lembrando que "vai aprofundar os laços de cooperação já existentes entre os dois clubes".

Já Junaime Lalgly, vice-presidente do Chibuto, agradeceu a oportunidade desta parceria, falando numa "porta aberta para promover atletas do clube em Portugal".

"Este protocolo, entre outras coisas, vai permitir que o Varzim possa receber alguns jogadores nossos e que o Chibuto possa participar em estágios e torneios em Portugal, num espirito de intercâmbio de experiências", disse o dirigente moçambicano.

Junaime Lalgly considerou que o Chibuto "é um clube em ascensão no futebol moçambicano", mostrando-se esperançado que "esta cooperação traga mais-valias num futuro próximo".

A ligação entre o Varzim e o Chibuto já vem desde o ano passado, quando o clube português recebeu, por empréstimo, o ponta de lança Stanley, que, de momento, é o melhor marcador dos poveiros.

O vice-presidente do clube moçambicano mostrou-se satisfeito por o atleta "estar a acrescentar valor ao Varzim", considerando que isso "vai beneficiar também o Chibuto".

"O Stanley vai continuar até ao final da época, por empréstimo no Varzim, que é o clube que o tem projetado, e no final vamos ver o que é melhor para o atleta e também para os clubes", concluiu.