Wilson Pereira, diretor desportivo do Benfica de Bissau e coordenador da Escola de Futebol Benfica, com jovens dos seis aos 18 anos, disse à Lusa que teme que o projeto "vá por água abaixo".

"Imagine pagar 50 mil francos [76 euros] por cada treino para nós, que temos mais de 500 jovens. Seria um balúrdio por cada dia, o que não temos", disse o dirigente do clube guineense.

Segundo Pereira, a federação subiu de 10 mil para 50 mil o preço a pagar por uso do relvado do Estádio Lino Correia, em Bissau, o que faz com que o clube não possa levar os jovens a treinar naquele campo.

Contactada pela Lusa, Virgínia da Cruz, secretária-geral da federação guineense de futebol, confirmou os valores invocados pelo Benfica, mas lembrou que ficou assim decidido numa reunião entre o comité executivo e a Liga dos Clubes de Futebol.

"Todo o mundo quer jogar naquele campo. Quando há um problema com o tapete, não há ninguém que apareça para ajudar a reparar o dano, daí que se decidiu pelo pagamento de um valor que pudesse ajudar no arranjo do tapete", declarou Virgínia da Cruz.

Os responsáveis do Benfica de Bissau até entendem que se deva pagar para utilizar o relvado do Lino Correia, só não compreendem que seja "por um valor exorbitante".

Wilson Pereira notou que a situação tem prejudicado o trabalho da Escola de Futebol Benfica, ao abrigo da qual o Benfica de Portugal enviou um técnico para Bissau para trabalhar com os jovens, lembrou.

O técnico em causa, Wivaldo Martins, teve que dividir os jovens em três grupos para que pudessem treinar em campos pelados, em Antula, Pessak, Quelele e outros bairros periféricos de Bissau.

"É óbvio que a situação é má para as nossas crianças", sublinhou Wilson Pereira, lembrando que a ideia de uma escola de futebol monitorizada por um técnico especializado pretende preparar as crianças para uma realidade europeia.

"A ideia é fazer com que as crianças comecem a ter contacto com um relvado sintético, porque na Europa nenhuma delas irá jogar ou treinar num campo que não seja relvado", observou o diretor desportivo do Benfica de Bissau.