A FIFA voltou a pronunciar-se a favor da realização do Mundial de 2022 no inverno, por causa das fortes temperaturas do Qatar, e apresentou esta segunda-feira argumentos contra a possibilidade de a competição ocorrer em abril ou maio, como pediram os clubes europeus.

Em junho e julho, meses em que o Mundial costuma ser organizado, como aconteceu neste ano, no Brasil, as temperaturas podem chegar até 50 graus no país árabe.

Por isso, a FIFA realizou nesta segunda-feira uma reunião de trabalho na sua sede, em Zurique, com representantes de todos os setores do futebol mundial (sindicatos de jogadores, clubes, ligas e comité organizador local do Mundial2022) para avaliar as melhores opções.

"Estamos a aproximar-nos de um afunilamento que resultaria em duas opções: janeiro/fevereiro ou novembro/dezembro. Também foi pedido à FIFA que avalie o mês de maio", explicou o secretário-geral da entidade, Jerôme Valcke, num comunicado.

O Presidente da ECA, o alemão Karl-Heinz Rummenigge, disse na semana passada que os clubes europeus "pagariam a conta" se o Mundial fosse realizado durante o inverno, bem a meio da temporada na Europa.

No entanto, o diretor médico da FIFA, Jirí Dvorák, fez um relatório sobre "os problemas ligados à saúde dos jogadores e adeptos" caso a competição seja disputada dos meses de abril a setembro, explicou a FIFA no seu comunicado, sem fornecer outros detalhes.

Valcke também ressaltou o facto de o ramadão começar no dia 2 de abril em 2022, o que teria um forte impacto em vários jogadores caso o período de abril/maio seja escolhido para sediar o Mundial.

Hassan Al Thawadi, presidente do Comité Organizador do Mundial- 2022, afirmou que "para o Médio Oriente o ideal seria o inverno", embora tenha garantido o "compromisso total" do Qatar em organizar o Mundial prometido na hora da candidatura (em junho e julho).

De acordo com os cataris, seria possível organizar o Mundial no verão com o uso de climatizadores, mas o país garante que a competição será realizada "da melhor forma possível", qualquer que seja a data escolhida pela FIFA.

A próxima reunião sobre o assunto está marcada para o início do próximo ano.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.