O diretor-executivo da Liga Inglesa de Futebol, Richard Scudamore, manifestou hoje, à saída de um grupo de trabalho da FIFA em Doha, o desapontamento com a recomendação de que o Mundial2022 do Qatar se dispute em novembro/dezembro.

“Muito desapontado, é a palavra, é o que penso, em nome de todas as ligas da europa, especialmente dos clubes europeus que dão a maioria dos jogadores ao Mundial”, sublinhou Scudamore, um dos membros do grupo responsável pelo estudo das datas para o Qatar.

À saída da reunião em Doha entre o grupo de trabalho da FIFA e os responsáveis do Qatar, e na qual foi decidido que o Mundial de 2022 se realizará no inverno para ‘fugir’ às altas temperaturas, o secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke, esclareceu que novembro/dezembro de 2022 “é o período que gera maior consenso”.

A FIFA tomará uma decisão final sobre as datas do Mundial de 2022 na próxima reunião do Comité Executivo, prevista já para 19 e 20 de março, em Zurique, embora tudo aponte que novembro/dezembro seja o período escolhido pelo organismo.

Só depois da próxima reunião do Comité Executivo, e das decisões aí tomadas, a FIFA assumirá a ‘pasta’ dos acertos de calendário para o período de 2018-2024.