O secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke, descartou hoje a alternativa de janeiro/fevereiro para a realização do Mundial de 2022, de forma que o torneio não colida com os Jogos Olímpicos de Inverno do mesmo ano.

À saída da reunião em Doha entre o grupo de trabalho da FIFA e os responsáveis do Qatar, e na qual foi decidido que o Mundial de 2022 se realizará no inverno para ‘fugir’ às altas temperaturas, Valcke esclareceu que novembro/dezembro de 2022 “é o período que gera maior consenso”.

“Abordámos todas as opções. É óbvio que há prós e contras para todos, mas a melhor solução que se retira após todas estas discussões será novembro/dezembro”, sublinhou.

Antes, o xeique Salman bin Ebrahim Al-Khalifa, presidente da Confederação Asiática de Futebol e líder deste grupo de trabalho da FIFA, revelou, no final da reunião em Doha, que as recomendações apontavam para novembro/dezembro, embora se tenha discutido também a alternativa janeiro/fevereiro.

Segundo Salman bin Ebrahim Al-Khalifa, a FIFA tomará uma decisão final sobre as datas do Mundial de 2022 na próxima reunião do Comité Executivo, prevista já para 19 e 20 de março, em Zurique, embora tudo aponte que novembro/dezembro seja o período escolhido pelo organismo.

Ao fim de seis meses de consultas e reuniões, o líder do grupo de trabalho da FIFA garantiu que todas as confederações mundiais concordam com datas que permitem ‘escapar’ às altas temperaturas do verão, já que o Mundial de futebol costuma realizar-se nos meses de junho/julho.

Só depois da próxima reunião do Comité Executivo, e das decisões aí tomadas, a FIFA assumirá a ‘pasta’ dos acertos de calendário para o período de 2018-2024.