A UEFA manifestou hoje o seu apoio à recomendação da FIFA para o Mundial do Qatar em 2022 se jogar em novembro/dezembro e considerou não ver inconveniente em reprogramar as suas competições de 2022/23.

“Em benefício dos futebolistas e dos adeptos, a UEFA crê que a competição deverá disputar-se no inverno e esperamos a decisão final do Comité Executivo da FIFA a 18 e 19 de março”, refere o comunicado do organismo europeu de futebol.

A UEFA, presidida por Michel Platini, não vê problemas em mudar datas no seu calendário se a proposta merecer aprovação e entende que “a competição deve ser reduzida e assim diminuir o período de permanência dos jogadores”, sem apresentar, para já, propostas de como isso acontecerá.

Entretanto, a Liga Inglesa, através do seu diretor-executivo, Richard Scudamore, manifestou desapontamento pela recomendação e lamentou que a UEFA tenha mostrado o seu acordo, deixando os clubes europeus mal.

“Muito desapontado, é a palavra, é o que penso, em nome de todas as ligas da europa, especialmente dos clubes europeus que dão a maioria dos jogadores ao Mundial”, referiu o responsável da Liga Inglesa.

Para o secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke, novembro/dezembro de 2022 “é o período que gera maior consenso”.

A FIFA tomará uma decisão final sobre as datas do Mundial de 2022 na próxima reunião do Comité Executivo, prevista já para 19 e 20 de março, em Zurique.

Só depois da próxima reunião do Comité Executivo, e das decisões aí tomadas, a FIFA assumirá a ‘pasta’ dos acertos de calendário para o período de 2018-2024.