O presidente da UEFA disse hoje que 18 de dezembro é “um bom dia para disputar a final” do Mundial de futebol de 2022, no Qatar, em resposta à decisão da FIFA de alterar a data da prova.

“O dia de 18 de dezembro é um bom dia para disputar a final. Talvez 23 de dezembro fosse demasiado tarde para permitir que os adeptos pudessem estar nas suas casas no dia 24 [véspera de Natal]”, disse o francês Michel Platini à agência noticiosa AFP.

O presidente da UEFA disse que o organismo europeu “pode acomodar alterações nas datas da Liga dos Campeões”, mas advertiu que a realização do Campeonato do Mundo de 2022 nos meses de novembro e dezembro afetará também datas habitualmente destinadas a jogos internacionais.

“Há quatro datas para jogos internacionais que poderão ser afetadas e esses jogos internacionais são vitais para as federações nacionais. A FIFA deve olhar para o calendário e assegurar-se que essas datas serão protegidas”, sustentou Platini.

O Mundial de 2022 terá um total de 28 dias, menos quatro do que as anteriores edições, e deverá ter início no dia 21 de novembro, embora esta data ainda possa sofrer alterações, como a final a disputar-se a 18 de dezembro.

Pela primeira vez, um campeonato do mundo de futebol não vai ser jogado no verão, devido às elevadas temperaturas naquela zona durante os meses de junho e julho, data habitual da competição.