O ministro russo do Desporto considerou hoje as recentes revelações do alegado envolvimento do Estado em casos de doping tem como objetivo impedir o país de realizar o Mundial de futebol em 2018.

“Uma das razões da revelação de escândalos de doping é o desejo de atacar o Mundial de futebol de 2018. Primeiro tentaram através da FIFA, mas não resultou. Agora tentam por outro lado”, afirmou Vitaly Mutkó, na sequência de um programa emitido na quarta-feira pelo canal televisivo alemão ARD.

Segundo o programa, Mutkó evitou que fossem divulgadas provas do resultado positivo por doping de um futebolista da liga russa de futebol.

O documentário baseou-se em declarações do antigo diretor do laboratório antidopagem russo Grigori Rodchenkov, destituído em 2015 depois de ter sido acusado de manipular amostras.

Rodchenkov denunciou alegados subornos à Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) para não divulgar resultados positivos por doping de desportistas russos nos Jogos Olímpicos Londres2012.

“Grigori Rodchenkov está acusado de destruir análises a troco de dinheiro. Agora tenta culpar outros e diz que foi obrigado a fazê-lo”, afirmou o ministro, acrescentando: “Chegou a dizer que agia por ordens do Kremlin, o que é um comportamento anti-Rússia”.

Em maio, numa entrevista ao jornal New York Times, Rodchenkov revelou que os atletas russos presentes nos Jogos realizados em Sochi beneficiaram de um sistema de dopagem supervisionado pelo governo russo, estimando que “dúzias de atletas russos, nomeadamente 15 medalhados olímpicos”, beneficiaram desse sistema.

Na entrevista Rodchenckov acusou também agentes dos Serviços Federais de Segurança (o antigo KGB) de manipularam amostras de urina de atletas russos durante os Jogos Olímpicos.

O programa da ARD foi divulgado a poucos dias de ser conhecida a decisão da IAAF sobre a participação de atletas russos nos Jogos Olímpicos Rio2016, que decorrem entre 05 e 21 de agosto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.