O treinador Tite estreou-se da melhor forma como selecionador do Brasil, com triunfo por 3-0 na visita ao Equador, na quinta-feira, na sétima jornada da qualificação sul-americana para o Mundial2018 de futebol.

O ‘menino’ Gabriel de Jesus, recente campeão olímpico de apenas 19 anos, foi decisivo, pois ‘ganhou’ o penalti com o qual Neymar fez o 1-0 (72), depois desviou para golo um centro de Marcelo (86) e concluiu a exibição com vistoso remate à meia volta que fixou o resultado final (90+2).

Pelo meio, o Equador ficou reduzido a 10 com a expulsão de Juan Carlos Paredes (76), por duplo cartão amarelo.

O Brasil soma agora 12 pontos e ficou a um do Equador, que entrou para esta ronda a liderar a qualificação sul-americana, em igualdade com o Uruguai. A ‘celeste’ ainda defronta a Argentina, que tem 11 pontos e, seja qual for o resultado, um deles será líder.

A Colômbia venceu a lanterna-vermelha Venezuela por 2-0 e partilha provisoriamente o comando (13 pontos) após um desafio em que falhou dois penaltis e viu igualmente dois adversários serem expulsos.

O ex-portista James Rodriguez (45+2) e Macnelly Torres (81) fizeram os golos num encontro em que o atual jogador do Real Madrid falhou um castigo máximo aos 90+4 e Carlos Bacca outro aos 81.

A Bolívia venceu o Peru por 2-0, com golos de Escobar (38) e Ronald Raldes (86), roubando-lhe o oitavo lugar, já bem longe dos de apuramento.

A sétima jornada completa-se com os desafios Argentina-Uruguai e o Paraguai-Chile.