O México, com três futebolistas do FC Porto no ‘onze’ titular, foi na sexta-feira aos Estados Unidos vencer por 2-1, na jornada inaugural da última fase de qualificação da zona CONCACAF ao Mundial2018.

Num dos maiores testes dos mexicanos nesta derradeira fase de apuramento da zona da América do Norte, Central e Caraíbas, o selecionador Juan Carlos Osorio apostou nos portistas Layun, Herrara e Corona para a equipa titular. Já o avançado do Benfica Raul Jimenez não saiu do banco.

Foi de Layun o golo inaugural do encontro, marcado aos 20 minutos e que levou os mexicanos para o intervalo a vencer por 1-0 o jogo que se disputou no Mapfre Stadium de Columbus, Ohio.

No entanto, a resposta dos Estados Unidos não tardou após o reatamento, quando Bobby Wood repôs a igualdade quatro minutos depois do intervalo.

Este golo galvanizou os norte-americanos, que passaram a dominar o encontro e a desperdiçar algumas oportunidades para dar a volta ao marcador, sobretudo por Christian Pulisic.

Foram dos pés do médio do Borussia de Dortmund que saíram três ocasiões para bater pela segunda vez o guarda-redes Alfredo Talavera, aos 58, 62 e 74 minutos, que não resultaram, porém, em golo.

Já quando todos esperavam o empate, foi o veterano Rafael Marquez, de 37 anos, a resolver o jogo a favor dos forasteiros, ao marcar o golo da vitória do México aos 89 minutos.

Nos outros jogos desta ronda, o Panamá venceu em casa as Honduras por 1-0, com o golo ‘solitário’ a ser marcado por Escobar, enquanto a Costa Rica superiorizou-se a Trinidad e Tobago, também sob o estatuto de anfitriã, por 2-0, com golos de Bolanos (65) e Matarrita (90+2).

Resultados:

Panamá - Honduras, 1-0
Costa Rica - Trindade e Tobago, 2-0
México - EUA, 2-1

*Artigo atualizado