Síntese/Mundial2018

25-03-2017 21:21

Suécia e Bósnia aplicam goleadas. Andorra pontua, 58 jogos depois

A Suíça consolidou, por seu lado, a liderança, com 15 pontos, em cinco jogos, enquanto a Letónia é quinta classificada.
Adeptos da Suécia
Foto: BULENT KILIC / AFP

Adeptos da Suécia

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

A seleção suíça, principal rival da seleção portuguesa no Grupo B de qualificação para o Mundial2018 de futebol, sentiu hoje grandes dificuldades para materializar a sua superioridade sobre a congénere da Letónia, que venceu apenas por 1-0.

Um golo do médio Josip Drmic, do Borussia Mönchengladbach, aos 66 minutos, garantiu a vitória aos suíços, que desperdiçaram várias oportunidades para obter uma vitória mais folgada, mas revelaram falta de eficácia, perante uma Letónia que defendeu quase sempre com o ‘bloco baixo’, compacta e coesa, mas sem capacidade de acionar o contra-ataque e estender o jogo até à área suíça.

No outro jogo do Grupo B, Andorra e as Ilhas Faroé não foram além de um ‘nulo’ em casa do primeiro, sendo de destacar que a seleção insular jogou o último quarto de hora com menos uma unidade, por expulsão de Joan Simun Edmusson, que viu o segundo amarelo por simular uma falta a meio-campo.

Ao conseguir pontuar, Andorra colocou um ponto final numa série de 58 jogos consecutivos a perder em jogos de qualificação para Europeus e Mundiais.

A Suíça consolidou, por seu lado, a liderança, com 15 pontos, em cinco jogos, enquanto a Letónia é quinta classificada, com três, atrás das Ilhas Faroé, que somam cinco pontos, e à frente de Andorra, lanterna-vermelha, com um.

Nos outros jogos já disputados hoje, a Suécia goleou a Bielorrússia por 4-0, com dois tentos de Forsberg, o que lhe permitiu subir provisoriamente ao segundo lugar, com 10 pontos, os mesmos da líder França, que defronta o Luxemburgo, fora, e mais três do que a Holanda, terceiro classificada, que visita a Bulgária, quarto classificado, com seis pontos.

Finalmente, no Grupo H, a Bósnia-Herzegovina goleou a frágil seleção de Gibraltar por 5-0, com ‘bis’ de Vedad Ibisevic, e encostou-se ao segundo classificado, a Grécia, ambos com 10 pontos, mas os gregos defrontam hoje a seleção que lidera com 12 pontos, a Bélgica, em casa desta.

Noutro jogo deste grupo, o Chipre não foi além de um empate sem golos na receção à Estónia, duas seleções que somam o mesmo número de pontos, quatro, em quarto e quinto lugares, respetivamente.

Conteúdo publicado por Sportinforma