Qual. Mundial2018

27-03-2017 17:23

O caminho de Portugal até ao carimbo da passagem

Campeões europeus terão de visitar a Hungria e terminar apuramento com a receção à Suíça.
André Silva marca pela seleção frente as Ilhas Faroé
Foto: JENS KRISTIAN VANG / EPA

André Silva marca pela seleção frente as Ilhas Faroé

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

Após cinco jornadas, Portugal está no segundo lugar com 12 pontos, menos três do que a Suíça, que lidera, e mais cinco que a Hungria, que é terceira, cuja seleção bateu no sábado passado no Estádio da Luz.

Faltam agora cinco jogos para fechar as contas do Grupo B de apuramento para o Mundial na Rússia.

Depois do particular desta terça-feira, na Madeira, com a Suécia, os campeões europeus vão, no dia 09 de junho, a Riga para disputar com a Letónia, atual quinta classificada com apenas três pontos. Ainda sem local, a seleção de Fernando Santos recebe as Ilhas Faroé (quarto lugar) a 31 de agosto. Três dias depois, Portugal tem um dos testes mais difíceis, jogar em terreno húngaro. Quase um mês depois, segue-se a visita a Andorra, agendado para 07 de outubro. A qualificação fecha a 10 de outubro com o adversário mais feroz deste Grupo B, a Suíça, em terreno luso. Recorde-se que os suíços lideram atualmente com mais três pontos e venceram, também no sábado, a Letónia por 1-0.

Três das seis equipas deste Grupo B já participaram no Mundial, mas enquanto Portugal e Suíça surgiram na fase final do Mundial2016, no Brasil, a última partida da Hungria na prova mundial foi em 1986. Andorra está envolvida na qualificação desde 2002 e a Letónia e as Ilhas Faroé participam desde 1992, mas nenhuma equipa deste trio conseguiu reservar um lugar num Mundial.

No Brasil, a Suíça atingiu os oitavos de final, enquanto o atual campeão do Euro2016 foi eliminado logo na fase de grupos da competição. Contudo, Portugal continua a ser o favorito para terminar a qualificação deste grupo em primeiro lugar.

Conteúdo publicado por Sportinforma