Futebol / Internacional

29-03-2017 12:15

As contas da qualificação europeia para o Mundial de 2018

Dobrada metade da qualificação com cinco jogos disputados, confira quem está mais próximo de garantir as 13 vagas europeias para o Mundial da Rússia.
Jamie Vardy numa disputa de bola ao serviço da seleção inglesa

Jamie Vardy numa disputa de bola ao serviço da seleção inglesa

Por André Delgado sapodesporto@sapo.pt

Dobrada que está a 1ª volta da qualificação europeia para o Mundial da Rússia em 2018, conferimos as contas dos 9 grupos do velho continente que sonham com um bilhete para a Rússia.

Depois de decorridas cinco jornadas em 10 possíveis, já se começam as vislumbrar as equipas que estão mais próximas de garantir um lugar no maior certame de seleções do Mundo.

No Grupo A, a França lidera isolada, ao somar 13 pontos em cinco jogos. Depois da desilusão no Euro 2016, que culminou na derrota frente a Portugal no Stade de France, o conjunto gaulês parece refeito do desgosto e caminha a todo o vapor para o próximo campeonato do mundo.

Na 5ª jornada, a França venceu o Luxemburgo por 3-1, com um bis de Giroud e outro tento de Antoine Griezmann. A Suécia é segunda classificada a três pontos de distância. O conjunto nórdico - que venceu na terça-feira o amigável frente a Portugal (3-2), goleou a Biolorrúsia por 4-0. Já a Holanda parece estar bem longe dos tempos da laranja mecânica. Com Bas Dost a titular, saiu derrotada frente à Bulgária por 2-0 e ocupa o quarto lugar do grupo com 9 pontos.

Grupo B - Suíça sem ceder perante a pressão de Portugal

No grupo de Portugal, a seleção das quinas - campeão europeia em título - ocupa a segunda posição com 12 pontos, a três pontos da Suíça que teima em não ceder. Após o desaire na primeira jornada frente ao helvéticos, os homens liderandos por Fernando Santos somaram por vitórias os encontros seguintes. No sábado, Portugal derrotou a Hungria, um dos adversários diretos para a qualificação, com um bis de Cristiano Ronaldo e outro tento de André Silva. Mesmo obtendo vitórias magras e sem dar espectáculo, a Suíça permanece teimosamente no primeiro lugar. A equipa de Xherdan Shaqiri derrotou a Letónia por 1-0 e soma 15 pontos.

Grupo C - Alemanha líder e a surpresa Irlanda do Norte

No grupo C, a campeã do mundo em título Alemanha encontra-se destacada na liderança, com cinco pontos de vantagem na e embalada para defender o ceptro na Rússia. Os germânicos derrotaram o Azerbaijão por quatro bolas a uma. No segundo lugar segue a surpreendente irlanda do norte. Os irlandeses sonham em reeditar a presença em campeonatos do mundo, depois da já longinqua participação no Mundial de 1958. Os irlandeses bateram por 2-0 a Noruega. Já a República Checa está na luta pelo segundo lugar, com oito pontos. Os checos golearam San Marino por 0-6.

Grupo D - Luta acesa

No grupo D, a luta pelas vagas que dão acesso ao Mundiais está ao rubro. A Sérvia e a República da Irlanda encontram-se empatadas no primeiro lugar com 11 pontos. Com o País de Gales de Gareth Bale já um pouco afastado da luta, a cinco pontos. No fim-de-semana a Sérvia goleou a Geórgia por 3-1. Já a República da Irlanda empatou com Gales (0-0).

Grupo E - Polónia firme na liderança

No grupo E é a Polónia de Lewandowski que está mais próxima de garantir uma vaga no campeonato do mundo. Lidera o grupo com 13 pontos, depois de ter vencido o rival direto Montenegro por 2-1, que se encontra no segundo lugar com sete pontos.

Grupo F - País de sua Majestade tem imposto a sua força

No grupo F, sem surpresas a Inglaterra (13 pontos) ocupa o primeiro lugar do grupo seguida pela Eslováquia (9 pontos) e pela Eslovénia (oito pontos). Os britânicos venceram a Lituânia por dois golos sem resposta, tentos de Vardy e Defoe. Nas outras partidas do grupo a Eslováquia bateu Malta por 3-1. Já a Escócia venceu a Eslovénia por 1-0.

Grupo G - Grupo da 'morte' está taco a taco

No grupo da 'morte' da qualificação europeia, com dois campeões do mundo, Espanha e Itália encontra-se empatadas no topo do grupo. Os dois primeiros lugares estão definidos, a dúvida permanece apenas em quem poderá ficar em primeiro lugar. A Squadra Azzurra venceu a a Albânia por 2-0 com tentos de Rossi e Immobile. O país de 'nuestros hermanos' goleou Israel (4-1), com tentos de David Silva, Vitolo, Diego Costa e Refaelov.

Grupo H - Bélgica lidera, Grécia na disputa

Grupo bastante competitivo onde se incluem a Bélgica que lidera com 13 pontos, seguindo-se a Grécia, com 11 na segunda posição e a Bósnia com 10 pontos no terceiro lugar. Na partida entre o líder o vice-líder, Bélgica e Grécia empataram a uma bola. O helénicos ainda se colocaram em vantagem com um golo do benfiquista Mitroglou, mas permitiram o empate depois de um tento de Lukaku. A Bósnia teve um triunfo bastante tranquilo, ao golear Gibraltar (5-0).

Grupo I - Cróacia lidera, mas com Islândia a sonhar com a presença no Mundial

A seleção croata liderada pelo médio do Real Madrid Luka Modric é a primeira do grupo com 13 pontos. A sensação Islandia, nove meses depois de um grande participação no Europeu e que causou aparentemente um Baby Boom está na luta por uma vaga no campeonato do mundo, ao ocupar a segunda posição com 10 pontos. Os croatas venceram a Ucrânia por 1-0 com um golo solitário de Kalinic. Os islandeses bateram a equipa do Kosovo por 2-1.

Ficam assim cinco jornadas por disputar na qualificação europeia. Veremos quem consegue garantir as 13 vagas do velho continente para o Mundial da Rússia.

Confira todos os resultados da qualificação europeia

Confira todas as classificações da qualificação europeia

Conteúdo publicado por Sportinforma