Qualificação Mundial 2018

12-06-2017 17:48

Luta ao rubro na Europa e México líder. Assim vão as contas da qualificação para o Mundial

Veja o resumo da jornada de qualificação do Mundial 2018.
Troféu de Campeão do Mundo FIFA
Foto: EPA/Bernd Weissbrod

Todos querem chegar ao Campeonato do Mundo e colocar as mãos na ambicionada Taça

Por Diogo Marcelo sapodesporto@sapo.pt

O último fim de semana foi rico em futebol de seleções, depois de mais uma jornada de qualificação na Europa, Ásia e América do Norte e Central.

Recorde-se que nos grupos de qualificação europeia passam os primeiros classificados de cada grupo. O 2ª melhor classificado de todos os grupos qualifica-se diretamente e as restantes oito melhores equipas a terminarem no segundo lugar vão disputar um play-off de acesso.

Grupo A: Lloris dá vitória à Suécia e Holanda goleia Luxemburgo

Um erro incrível de Lloris relançou a luta pela qualificação do Mundial 2018 no grupo A. A Suécia derrotou a França por 2-1 quando, nos descontos, tudo indicava que seria um empate que esperava as duas equipas. O guarda-redes francês acabou por entregar a bola a Toivonen que, do meio-campo, fez o golo da vitória nórdica.

Noutros jogos do Grupo, a Bielorrúsia derrotou a Bulgária por 2-1 e a Holanda cilindrou Luxemburgo por 5-0, num jogo muito importante para Sneijder, que se tornou o jogador holandês mais internacional de sempre e até terminou o jogo com um golo marcado.

Na tabela classificativa, Suécia e França estão no topo, com 13 pontos cada. A Holanda está em terceiro lugar, com 10 pontos, seguida de Bulgária, com 10 pontos; Bielorrúsia, com cinco pontos e Luxemburgo, com um ponto.

Grupo B: Continua luta taco-a-taco entre Suíça e Portugal

A seleção portuguesa conseguiu uma vitória importante frente à Letónia por 3-0. Cristiano Ronaldo marcou dois golos e fez uma assistência para o terceiro marcado por André Silva. No entanto, a vitória não viu a aproximação da equipa lusa ao topo da classificação, porque a Suíça também venceu por 2-0 as Ilhas Faroé.

No outro jogo do grupo, Andorra derrotou a Hungria por 1-0. Na classificação deste grupo, a Suíça está em primeiro lugar, com 18 pontos, seguido de Portugal, com 15 pontos. A Hungria é terceira classificada, com sete pontos, seguida pela seleção das Ilhas Faroé, com cinco pontos. Andorra, com quatro pontos e Letónia, com três, completam as posições mais baixas da tabela.

Grupo C: Alemanha cilindra São Marino e a Irlanda do Norte continua surpresa

Mesmo com uma equipa sem as principais estrelas, a seleção alemã recebeu e cilindrou a seleção de São Marino, por uns expressivos 7-0. Sandro Wagner foi o grande herói da equipa, ao marcar três golos.

Nos outros jogos do grupo, a Irlanda do Norte continuou a surpresa, ao vencer o Azerbaijão por 1-0. Já a Noruega e República Checa anularam-se com um empate a uma bola.

Na classificação do grupo, a Alemanha é líder, com 18 pontos, seguida da Irlanda do Norte, com 13 pontos. A República Checa é terceira, com nove pontos, seguida do Azerbaijão, com sete pontos. Noruega, com quatro pontos e São Marino, sem qualquer ponto, completam as posições mais baixas da tabela.

Grupo D: Jornada sem qualquer vitória

Nenhuma equipa conseguiu a vitória nesta jornada de qualificação para o Mundial 2018. No jogo grande da jornada, a Sérvia empatou a uma bola com o País de Gales, o mesmo resultado verificado no duelo entre a República da Irlanda e a Áustria.

No outro jogo do grupo, a Moldávia empatou a duas bolas com a Geórgia. Na classificação deste grupo, Sérvia e República da Irlanda lideram o grupo, com 12 pontos, seguidos do País de Gales e Áustria, com oito pontos. Geórgia, com três pontos e Moldávia, com dois pontos, completam as posições mais baixas da tabela.

Grupo E: Show de Lewandowski e de Jovetic anima jornada de qualificação

Foram dois hat-tricks em dois jogos. Robert Lewandowski e Jovetic fizeram as delícias dos adeptos polacos e montenegrinos nas vitórias da suas equipas nacionais frente à Roménia e Arménia respetivamente.

A Polónia derrotou a Roménia por 3-1, enquanto que Montenegro acabou por golear a Arménia por 4-1. Os dois avançados marcaram três golos e contribuíram de sobremaneira para mais uma jornada vitoriosa.

No outro jogo do grupo, a Dinamarca venceu o Cazaquistão por 3-1. Na classificação deste grupo, a Polónia é líder com 16 pontos, seguida de Montenegro e Dinamarca, com dez pontos. De seguida, surge Roménia e Arménia, com seis pontos e Cazaquistão ocupa o lugar mais baixo da tabela, com dois pontos.

Grupo F: Inglaterra empata com esforço e Eslováquia aproxima-se do topo

A Inglaterra teve de contar com Harry Kane e só nos descontos para garantir um ponto no jogo frente à Escócia. A seleção inglesa empatou 2-2 com equipa escocesa, com o avançado do Tottenham a garantir o empate, depois de dois golos de Leigh Griffiths.

Nos outros jogos do grupo, Eslováquia venceu a Lituânia por 2-1 e a Eslovénia derrotou a Malta por 2-0.

Nas classificações deste grupo, a Inglaterra continua a liderar, com 14 pontos, seguido da Eslováquia, com 12 pontos. A Eslovénia está em terceiro lugar, com 11 pontos, seguida da Escócia, com oito pontos. A Lituânia, com cinco pontos e Malta, sem nenhum ponto, completam as posições mais baixas da tabela.

Grupo G: Espanha ainda treme com Macedónia e Itália goleia Liechtenstein

Apesar de estar a vencer por 2-0, um golo de Stefan Ristovski levou a Espanha a ter de se aplicar para não deixar fugir a vitória frente à Macedónia. Por outro lado, a Itália goleou o Liechtenstein por 5-0 e continua a deixar a luta acesa pela liderança do grupo.

No outro jogo do grupo, a Albânia derrotou Israel por 3-0. Nas contas do grupo, a Espanha e a Itália lideram a classificação, com 16 pontos, seguidos de Albânia e Israel, com novo pontos. Macedónia, com três pontos e Leichtenstein, sem nenhum ponto, completam as contas dest grupo.

Grupo H: Bélgica vence Estónia e Chipre consegue derrotar Gibraltar

A Bélgica derrotou a Estónia por 2-0 e usufruiu do empate entre Bósnia-Herzegovina e Grécia para se isolar na liderança do grupo. Um golo de Mertens e de Chadli acabaram por dar a vitória aos 'diabos vermelhos'.

Destaque também para o Chipre, que derrotou a seleção de Gibraltar por 2-1. Já a Bósnia-Herzegovina não foi além de um nulo contra a seleção grega.

Nas contas deste grupo, a Bélgica é primeira classificada, com 16 pontos, seguida da Grécia, com 12 pontos. A Bósnia Herzegovina está em terceiro lugar, com 11 pontos, seguida do Chipre, com sete pontos. Estónia, com quatro pontos e Gibraltar, sem qualquer ponto, ocupam os lugares mais baixos da tabela.

Grupo I: Islândia pode fazer nova surpresa e Turquia goleia Kosovo

A Islândia poderá estar próxima de mais uma surpresa. Depois da boa campanha no Euro 2016, a Islândia está em posição de qualificação para o Mundia 2018. A seleção islandesa derrotou a Croácia por 1-0 e subiu para o topo da liderança do Grupo I de qualificação.

Por outro lado, a Turquia goleou o Kosovo por 4-1 e a Ucrânia venceu a Finlândia por 2-1. Nas contas deste grupo, a Islândia e a Croácia lideram, com 13 pontos, seguidos da Turquia e Ucrânia, com 11 pontos. Finlândia e Kosovo, com um ponto, completam as posições mais baixas da tabela.

Qualificação América do Norte e Central: México lidera com boa vantagem

Dois jogos em quatro dias traduziram-se numa vitória e num empate para a seleção do México. Em jogos de qualificação para o acesso ao Mundial 2018, o México derrotou as Honduras por 3-0 e empatou com os Estados Unidos a uma bola.

Nos outros jogos da jornada, os Estados Unidos derrotaram a seleção de Trinidad e Tobago e a Costa Rica empatou sem golos frente ao Panamá.

Nas contas da qualificação, o México lidera a classificação, com 14 pontos, seguido da Costa Rica e dos Estados Unidos, com oito pontos. Recorde-se que os três primeiros classificados do grupo garantem a qualificação para o campeonato do mundo.

Qualificação Asiática: Irão, Coreia, Japão e Arábia Saudita no bom caminho

Com os jogos já realizados, existem quatro equipas que estão bem encaminhadas para assegurar lugar no Mundial 2018.

O Irão, de Carlos Queiroz, lidera o Grupo A, com 17 pontos, seguido da República da Coreia, com 13 pontos. No Grupo B, o Japão está em primeiro lugar, com 16 pontos, seguido da Arábia Saudita, com os mesmos pontos.

No entanto, a vitória da Austrália sobre a Arábia Saudita por 3-2, levou a que a seleção australiana assegurasse os mesmos pontos que os dois primeiros classificados e poderá ter uma palavra a dizer.

Recorde-se que os dois primeiros classificados de cada grupo qualificam-se directamente para o Mundial 2018. Os terceiros classificados de cada grupo disputam um play-off de acesso para garantir mais uma vaga nesta zona de qualificação.

Conteúdo publicado por Sportinforma