O secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (FIFA) iniciou na terça-feira uma visita de inspeção a vários locais do próximo Mundial2014 no Brasil, e marcou presença em Manaus, na Amazónia.

Valcke, acompanhado, entre outros, pelo antigo internacional brasileiro Ronaldo, membro do Comité Organizador do Mundial, visitou o futuro estádio da Amazónia, que se encontra a menos de metade da obra, segundo os organizadores.

«Deixamos esta região com a certeza de que os trabalhos prosseguem ao ritmo que temos visto e isso não é uma preocupação para nós», disse o dirigente da FIFA, que em março se viu envolvido numa polémica ao referir que o Brasil precisava de «um pontapé no rabo» para acelerar as obras.

Na ocasião, Valcke acabou por pedir desculpas pela frase, bem como o presidente da FIFA, o suíço Joseph Blatter.

«É a primeira vez que venho à Amazónia, é impossível imaginar um Mundial no Brasil sem jogos na Amazónia», disse hoje o responsável da FIFA.

O Estádio de Manaus, que deverá receber quatro jogos da fase final, tem a conclusão da obra prevista para junho de 2013, com um custo de 207 milhões de euros.

Hoje, o secretário-geral da FIFA prossegue a sua visita em Cuiaba, no Mato Grosso, onde os trabalhos do Estádio Arena Pantanal estão concluídos em 46 por centro da obra, enquanto o da Amazónia se situa nos 42 por cento.

«Estes sítios ilustram perfeitamente a diversidade excecional de um país como o Brasil. As visitas são importantes, permitem-nos avaliar o progresso dos estádios e das infraestruturas, mas também para discutir o trabalho conjunto com os representantes das cidades e dos Estados», explicou Valcke.

No seguimento da visita, o dirigente partirá para o Rio de Janeiro, onde assistirá na quinta-feira a uma reunião do Comité de organização local.