O selecionador de futebol do Azerbaijão, o alemão Berti Vogts, disse este domingo preferir Cristiano Ronaldo a Leonel Messi, respondendo a jornalistas azeris durante a antevisão do jogo com Portugal, da qualificação para o Mundial2014, no Brasil.

O “duelo” entre o português e o argentino não conhece fronteiras e, por isso, ganharam destaque as palavras do treinador que, enquanto dirigia a seleção alemã, eliminou Portugal durante a qualificação para o Mundial1998, num jogo marcado pela expulsão de Rui Costa, numa muito contestada decisão do árbitro francês Marc Bata.

Berti Vogts disse, depois de desafiado a comparar Messi e Ronaldo, que gosta mais do avançado português, apesar de considerar ambos excelentes jogadores: «Sou adepto do Real Madrid e acompanho-o desde que estava no Manchester United. É um talento e um futebolista que trabalha muito»..

Mas alertou que a seleção portuguesa não é apenas o Cristiano Ronaldo: «É uma injustiça grande pensar-se assim, pois o conjunto de jogadores portugueses é muito forte, sob o ponto de vista individual e coletivo».

Num encontro com os jornalistas feito a quatro línguas (alemão, azeri e russo para a tradutora portuguesa), Berti Vogts disse recordar-se bem de Figo e Rui Costa quando questionado sobre o já referido jogo entre a Alemanha e Portugal, em 1998, e mostrou-se apreciador da cultura lusitana do futebol: «Não só me lembro dessa seleção, como também das seleções de sub-18 e sub-19 que se seguiram. Ganho experiência quando aprecio o futebol português».

Portugal defronta o Azerbaijão na terça-feira (20:15), no Estádio Municipal de Braga, em jogo do Grupo F de qualificação para o Mundial 2014, no Brasil.

A equipa de Paulo Bento tem três pontos, conquistados na sexta-feira, no Luxemburgo, frente ao combinado local (2-1), enquanto os azeris têm um ponto, graças ao empate (1-1) cedido em casa, no mesmo dia, frente a Israel.