A seleção portuguesa de futebol, envolvida na corrida ao Mundial de 2014, no Brasil, vai tentar, na terça-feira, imitar os exemplos de 1966, 1986 e 2006 e estrear-se nos apuramentos com dois triunfos.

Tal como o navegador Pedro Álvares Cabral, que pisou terras de Vera Cruz em 1500, o selecionador Paulo Bento procura levar a equipa das "quinas" ao Brasil2014, na que seria a oitava presença seguida num grande torneio e a quinta fase final de sempre de um Mundial.

A "tripulação", que conta com o naturalizado Pepe, Cristiano Ronaldo ou Nani, entre outros, teve uma estreia eficaz, mas algo sobressaltada no Luxemburgo, na sexta-feira, garantindo apenas o triunfo tangencial (2-1) sobre o 106.º classificado do "ranking" da FIFA.

Na terça-feira, em Braga, segue-se o Azerbaijão, 107.º do Mundo face à quarta posição de Portugal, e só as equipas orientadas por Manuel da Luz Afonso, José Torres e o brasileiro Luiz Felipe Scolari, respetivamente nas qualificações para o Inglaterra66, o México86 e o Alemanha06, conseguiram o duplo sucesso.

Excluindo as primeiras cinco edições do evento - a primeira funcionou apenas por convite para um lote restrito de equipas e nas restantes quatro disputaram-se somente eliminatórias -, Portugal perdeu ou empatou um dos primeiros dois jogos 11 vezes.

Desde que os apuramentos se fazem através de "poules", com dois ou mais adversários (Suécia1958), só os "magriços", os "infantes" e os "patrícios" começaram com o máximo de pontos possível.

Em 24 de janeiro de 1965, Eusébio celebrou um "hat-trick" na véspera do seu aniversário diante da Turquia, goleada por 5-1 no Estádio Nacional. Em Ancara, a 19 de abril, o "Pantera Negra" voltou a marcar, o único tento da segunda partida no Grupo 4, antes de Portugal obter a primeira presença de sempre e a sua melhor prestação de sempre, o terceiro posto no Inglaterra66.

Duas décadas depois, em 12 de setembro de 1984, Fernando Gomes apontou o único golo com que a equipa das "quinas" bateu a Suécia, em Estocolmo, seguindo-se novo triunfo, no antigo Estádio das Antas, sobre a então Checoslováquia (2-1), com tentos de Diamantino e Carlos Manuel, a contar para o Grupo2 da qualificação continental.

O médio do Benfica viria a ser o "herói de Estugarda", ao apontar o golo que confirmou o "passaporte" luso para o México86, embora o desempenho português ficasse pela fase de grupos da prova e mais conhecido pelo "motim Saltillo".

Outros 20 anos passaram até ao duplo êxito seguinte: após a dececionante derrota na final caseira do Euro2004 diante da Grécia (1-0), Scolari conseguiu levar Portugal ao quarto lugar do Alemanha2006.

No agrupamento 3, Cristiano Ronaldo e Pauleta garantiram o triunfo por 2-0 na visita à Letónia, em 4 de setembro de 2004. Ronaldo, o avançado açoriano e Hélder Postiga (2) marcaram depois na goleada por 4-0 imposta à Estónia, em Leiria, a 08 de setembro.

No entanto, em 2000, com António Oliveira como responsável técnico, a equipa lusa ganhou na visita à Estónia (2-1), em Talin, a 3 de setembro, e empatou na receção à República da Irlanda (1-1), quatro dias depois, no Estádio da Luz, tendo na mesma marcado presença no Coreia do Sul/Japão2002, ficando-se pela fase de grupos.

Mais recentemente, com Carlos Queiroz "ao leme", Portugal goleou Malta, por 4-0, em La Valetta, em 6 de setembro de 2008, mas permitiu à Dinamarca a reviravolta e o triunfo por 3-2, em 10 de setembro seguinte, em Alvalade, embora viesse a conseguir marcar presença no África do Sul2010, onde chegou aos "oitavos", graças à eliminação da Bósnia-Herzegovina, na derradeira eliminatória ("play-off").

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.