A FIFA justificou, esta sexta-feira, em comunicado, o processo de escolha do nome para a mascote do Mundial2014 de futebol, depois de um grupo de brasileiros ter lançado um abaixo-assinado contra os nomes propostos pela organização.
«Quando o primeiro plano foi elaborado, chegámos a pensar num sistema aberto, no qual os adeptos poderiam sugerir nomes. No entanto, foi impossível concretizar esse processo, devido à complexidade do registo e da legislação de propriedade intelectual», lê-se no comunicado.
Após a escolha da mascote, iniciou-se uma votação para escolha do nome da mascote, com as opções Amijubi (amizade + júbilo), Zuzeco (azul + ecologia) e Fuleco (futebol + ecologia).
Um grupo de brasileiros criou há dois dias um abaixo-assinado na internet, no qual pede que a organização seja mais «democrática» e permita a sugestão de novos nomes, um documento que já tem quase 30 mil assinaturas.
A FIFA revela estar «muito satisfeita» com a participação dos brasileiros na votação, revelando que cerca 115 mil pessoas já votaram.