O português Pedro Proença está entre os 52 árbitros pré-selecionados para o Campeonato do Mundo de 2014, que participam até sexta-feira num seminário da FIFA, em Zurique, informou esta terça-feira o organismo que rege o futebol mundial.

Pedro Proença, em conjunto com os assistentes Bertino Miranda e Tiago Trigo, é um dos 19 juízes europeus e o único português no lote de candidatos a arbitrar jogos da fase final do Mundial de 2014, que se vai realizar no Brasil.

«A preparação para o Campeonato do Mundo é extremamente importante. Vocês serão a minha seleção, a 33.ª equipa do Mundial e essa equipa é muito importante», observou o presidente da FIFA, o suíço Joseph Blatter, no discurso de abertura do seminário.

Entre outros assuntos, Blatter abordou a decisão de introduzir a tecnologia da linha do golo, que será utilizada pela primeira vez em dezembro, no Campeonato do Mundo de Clubes, no Japão.

Depois do seminário deste ano, sob a orientação do diretor do departamento de arbitragem da FIFA, Massimo Busacca, os árbitros voltarão a reunir-se em 2013, para um segundo seminário, mas só após o terceiro, já em 2014, serão conhecidos os nomeados para dirigir os jogos da fase final.

Pedro Proença, de 41 anos, dirigiu quatro jogos no Campeonato da Europa de 2012, entre os quais a final entre a Espanha e a Itália, além da final da Liga dos Campeões, entre o Bayern de Munique e o Chelsea.