A FIFA anunciou hoje as 11 cidades russas e os 12 estádios onde se irá realizar a fase final do Campeonato do Mundo de Futebol de 2018.

A capital russa terá dois estádios, enquanto os restantes 10 serão construídos os reconstruídos em São Petersburgo, Kalininegrado, Nijni Novgorod, Kazan, Samâra, Volgogrado, Rostov no Don, Sotchi, Saransk e Iekaterimburgo.

Da lista inicial, foram retiradas as cidades de Iaroslavl e Krasnodar.

Esta decisão foi anunciada por Joseph Blatter, presidente da FIFA, num programa transmitido em direto pelo 1.º Canal da televisão russa.

A escolha dos estádios foi tomada depois de uma inspeção realizada por funcionários da FIFA, entre 12 de abril e 22 de junho.

Antes de anunciar os nomes das cidades escolhidas, Blatter agradeceu às autoridades russas pelos trabalhos de preparação do Mundial de 2018 estarem mais avançados do que o previsto.

Numa entrevista exibida durante o programa, o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou que a realização do Campeonato do Mundo de 2018 é «um bom motivo para atrair os jovens para o desporto e desviá-los do álcool».

As autoridades russas planeiam gastar na preparação e realização do evento cerca de 15 mil milhões de euros.