Paulo Bento mostra-se confiante para a dupla jornada com a Rússia e a Irlanda do Norte, embora alerte para as dificuldades do embate com a seleção agora orientada para Fabio Capello. E nem o estatuto de terceira melhor seleção do Mundo, de acordo com o ranking da FIFA, deixa Paulo Bento mais 'relaxado' para os dois jogos da fase de qualificação para o Mundial 2014, no Brasil.

«O 3º lugar do ranking não dá mais responsabilidades. A visão desse ranking depende da conveniência do freguês. Vale o que vale, tem o significado que tem, mas esse mérito é dos jogadores. Mais pressão sobre a seleção, não. Se estivéssemos em 5º ou 6º iríamos jogar à Rússia da mesma maneira. Competiremos da melhor maneira possível, como competimos com o Luxemburgo e o Azerbaijão», afirmou o selecionador nacional.

Em conferência de imprensa realizada na FPF após o anúncio da convocatória para os dois jogos, Paulo Bento vincou a necessidade de pensar primeiro no jogo com os russos, a 12 de outubro. «O foco estará primeiro no jogo da Rússia, por ser o primeiro, porque falamos - em termos teóricos - de um jogo entre as duas equipas com maior potencial e onde ambas têm seis pontos. É um jogo importante, mas não será decisivo. Há depois ainda mais jogos para realizar. Temos de competir como temos feito e jogar em Moscovo com o objetivo de conquistar os três pontos», frisou. 

A estreia de Luís Neto nos convocados de Portugal mereceu um breve comentário do técnico e o desejo de ver uma rápida integração do defesa do Siena. «Espero que Neto se integre o melhor possível. Sabemos as caraterísticas e qualidades que tem. O facto de o Neto estar a jogar desde o início da temporada e o conhecimento pela época que tinha realizado no Nacional e o entendimento do seu potencial levou-nos a convocá-lo, em função da sua qualidade e assiduidade».

Por fim, o selecionador recusou a ideia de que um empate seja um cenário agradável para Portugal na deslocação à Rússia. «Temos de ir para ganhar, senão não vale a pena. Antes de um jogo, com a equipa que temos, não posso dizer que o empate é um bom resultado. Se dissesse que íamos para empatar na Rússia, eles iam desconfiar de mim», rematou. 

Os jogos com a Rússia e a Irlanda do Norte estão marcados para os dias 12 e 16 deste mês.