O Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUE) pediu, esta terça-feira, à FIFA para organizar um Mundial de futebol “verde” em 2014, num relatório publicado em Brasília.
«O esforço realizado em matéria de gestão ambiental não é suficiente. O tema merece ser tomado em conta seriamente pela FIFA», sublinha o estudo que analisou a ação da África do Sul para o Mundial de 2010 e os desafios do Brasil para o de 2014.
O estudo, financiado pelo Fundo mundial para o ambiente, aconselha o organismo que tutela o futebol mundial a «compensar a sua própria emissão de carbono» e «encorajar os seus parceiros a fazer o mesmo».
O texto cita os esforços da África do Sul na tentativa de reduzir as emissões de gases nocivos e elogia sucessos nas áreas de eficácia energética e transportes.
O responsável do Mundial pelo ambiente, Claudio Langone, recordou, citado pela France Press, que todos os estádios terão «certificado verde».
Estes certificados englobam a reutilização do material para a renovação dos estádios, iluminação e energia eficazes, assim como a gestão da água.