Luís Figo, o último futebolista português a celebrar 100 internacionalizações “AA”, disse hoje à agência Lusa que Cristiano Ronaldo, prestes a assinalar aquela marca, «tem condições para fazer muitas mais e em grande nível».

Caso seja utilizado na dupla jornada de qualificação para o Mundial de 2014, na Rússia (sexta-feira) e na receção à Irlanda do Norte (terça-feira), Ronaldo iguala uma marca que apenas foi atingida por duas outras referências da equipa lusa: Figo, ainda recordista, com 127, e Fernando Couto, que foi o primeiro “centenário” e somou 110.

A marca de Cristiano Ronaldo será «sinal das suas qualidades, da sua disponibilidade em favor da seleção e de uma enorme vontade de representar Portugal», disse Figo.

«Creio que o Cristiano começou a dar os primeiros passos na seleção no Euro2004, já lá vão oito anos, e tem condições para fazer muitos mais», afirmou à Lusa o antigo jogador do Sporting, FC Barcelona, Real Madrid e Inter de Milão.

Desafiado a recordar o momento em que somou a 100.ª presença por Portugal, Luís Figo considerou ter significado «um longo caminho ao serviço do país» e o «reconhecimento» das suas «qualidades durante longos anos».

«Trata-se de um número redondo, atrás do qual se escondem muitos sacrifícios, muitas alegrias, a expectativa de alcançarmos sempre os nossos objetivos e, acima de tudo, a vontade de fazer sempre melhor e ultrapassar sempre tudo aquilo que já tínhamos conseguido antes», disse à Lusa.

O antigo camisola “7” (o mesmo número que Ronaldo usa agora) assume ter sentido «muito orgulho» nos anos em que alinhou pela seleção de Portugal, assim como de «fazer parte da sua história».

Luís Figo, que representou pela primeira vez a equipa das “quinas” a 12 de outubro de 1991, para jogar contra o Luxemburgo, terminou a sua carreira futebolística no final da época 2008/2009. Tinha, então, 36 anos e 127 internacionalizações “AA”, um número ainda recorde.

Cristiano Ronaldo, por sua vez, tem ainda 27 anos e é, por via do destino e da soma de presenças na seleção, aquele que, potencialmente, é o maior candidato a destronar o também ex-madridista Figo.