O futebolista internacional português Danny, do Zenit, avisa Paulo Bento de que a seleção russa «está mais forte taticamente» desde que é dirigida por Fabio Capello, mas acredita que Portugal ganhará em Moscovo «se jogar o que sabe».

«A Rússia está a defender melhor desde que Fabio Capello é selecionador, antes sofria muitos golos, agora sabe posicionar-se bem em campo e está taticamente mais forte», disse Danny, em declarações à agência Lusa, sobre a partida frente à Rússia, na sexta-feira, do grupo F de qualificação para o Mundial 2014.

Conhecedor do futebol russo, onde protagonizou a transferência interna mais cara, ao ser contratado em 2008 pelo Zenit ao Dínamo de Moscovo por 30 milhões de euros, Danny defende que a seleção russa «está mais forte do que no Euro2012», no qual foi eliminada na fase de grupos, quando «tinha condições» para chegar longe.

Para Danny, a Rússia fez «um grande jogo» frente à República Checa na estreia do Euro 2012, mas depois cometeram «muitos erros» nos dois jogos seguintes, com Polónia e Grécia, e que «não vão repetir» na fase de qualificação para o Mundial2014.

Danny alerta para o facto de a Rússia ter «um coletivo forte, defender bem e ser perigosa em rápidas saídas para o contra-ataque», mas contrapõe que a seleção portuguesa «vai levar os três pontos» de Moscovo se «jogar aquilo que sabe».

«Vai ser um jogo equilibrado e quem estiver menos concentrado pagará caro, mas Portugal tem jogadores que nos lances de um para um pode resolver. Nesse aspeto somos mais fortes e podemos tirar partido disso», observou o médio do Zenit, defendendo que a seleção portuguesa «tem qualidade para ganhar a qualquer adversário».

Danny sublinha que a Rússia «joga em 4x3x3, tal como o Zenit, que é a base da seleção russa», cujo estilo «é muito idêntico e assente em rápidas saídas para o contra-ataque e em lançamentos para as costas das defesas adversárias», que as «apanham de surpresa».

Questionado sobre se Cristiano Ronaldo, em evidente subida de forma, é preocupação para Fabio Capello e para os internacionais russos, Danny admite que sim: «Preocupa, mas não é só o Ronaldo, o Nani também é uma seta apontada à baliza adversária e eles vão estar atentos a ele. Mas Portugal vale pelo coletivo e eles também sabem disso».

Não obstante, o internacional português considera atualmente as duas seleções de «nível semelhante», tendo em conta que a russa «cresceu muito nos últimos anos», fruto da «evolução do campeonato» da Rússia, a ponto de hoje em dia «estrelas do futebol mundial quererem jogar aqui».

Para a partida com Portugal, Fabio Capello convocou os dois “renegados” do Zenit, Denisov e Kerzhakov, que foram afastados despromovidos à equipa B por se terem insurgido contra as contratações de Hulk, ao FC Porto, e Witsel, ao Benfica, por um valor global de 100 milhões de euros.

«Não me surpreende, pois são dois jogadores importantes quer para o Zenit quer para a seleção russa. Ainda por cima, o Denisov é o capitão e o Kerzhakov é o ponta-de-lança titular», comentou Danny, que não tem dúvidas de que Capello «confia e conta» com ambos.

Parado há quase sete meses, devido a uma grave lesão no joelho, e à beira de regressar à competição, o internacional português não esconde o seu desejo de «voltar à seleção» e «jogar no Mundial 2014», no Brasil.

Antes disso, porém, sabe que terá de «recuperar fisicamente, começar a jogar no Zenit e estar a cem por cento» para voltar a merecer a confiança de Paulo Bento e poder ajudar a seleção a garantir um lugar na fase final do Mundial.