A seleção portuguesa de futebol discute hoje com a Rússia a liderança do grupo F europeu de qualificação para o Mundial de 2014, no relvado sintético do estádio Luzhniki, em Moscovo, onde Portugal nunca ganhou.

Portugal conta por vitórias os dois jogos realizados, no Luxemburgo (2-1) e na receção ao Azerbaijão (3-0), tal como a Rússia, que se impôs em casa à Irlanda do Norte (2-0) e em Israel (4-0), o que destacou as duas seleções no topo do agrupamento, com cinco pontos de vantagem sobre os restantes adversários.

Uma vitória em Moscovo pode revelar-se decisiva para Portugal terminar no primeiro lugar – o único que garante o acesso direto à fase final do Mundial -, mas a "equipa das quinas" nunca conseguiu ganhar, nem sequer marcar um golo, na capital russa, tendo averbado uma derrota (5-0, em 1983) e um empate (0-0, em 2005) nos dois confrontos anteriores.

O médio Raul Meireles pode ser baixa de última hora para o selecionador Paulo Bento, pois lesionou-se na quinta-feira no treino de adaptação ao relvado sintético do estádio Luzhniki, mas o avançado Cristiano Ronaldo, que pode cumprir a 99.ª internacionalização, e o defesa Pepe já treinaram sem limitações, depois de terem trabalhado de forma condicionada durante a semana.

O jogo entre Portugal e a Rússia, orientada pelo treinador italiano Fabio Capello, realiza-se no estádio Luzhniki, com início às 19:00 horas (16:00 em Lisboa) e arbitragem do húngaro Viktor Kassai.

O outro encontro do grupo F de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2014, que se vai realizar no Brasil, coloca hoje frente a frente as seleções do Luxemburgo e de Israel.