Os trabalhadores brasileiros que vão prestar serviço à FIFA durante o Mundial2014 terão de pagar parte do imposto não cobrado à federação internacional, anunciou a Receita Federal (finanças) do Brasil.
A isenção fiscal para a FIFA e para as associações e confederações parceiras é uma exigência da entidade para o torneio, também aplicada por outros países que realizaram mundiais, e está prevista na Lei Geral da Copa, que dá as diretrizes para o evento no Brasil.
A Receita Federal brasileira prevê que a FIFA não pague taxas relativas ao fundo de garantia e à previdência social de trabalhadores. Habitualmente, no Brasil, um trabalhador paga 11 por cento do salário ao Instituto da Segurança Social, enquanto a empresa arca com outros 20 por cento.
No Mundial2014, os prestadores de serviços terão de pagar pelo menos 20 por cento sobre o seu salário para a segurança social, enquanto a FIFA estará isenta desse pagamento.
Os trabalhadores estrangeiros contratados para trabalhar durante o Mundial2014, que não tenham residência no Brasil, também estarão isentos de impostos sobre seus salários.