Numa entrevista à revista inglesa “World Soccer”, o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, deu conta das primeiras conversações que o organismo que tutela o futebol Mundial teve com as autoridades brasileiras, e que não foram pacíficas.

«Dissemos: ‘nós sabemos como organizar o Campeonato do Mundo’. Mas os brasileiros disseram: ‘nós conhecemos o futebol e vocês não nos vão dizer como se faz, já que organizamos jogos todas as semanas’. Ainda adverti que somos bons nisso (...) Precisámos de ajustar o nosso pensamento, tornámo-nos a “FIFA Samba” e aprendemos a ser mais flexíveis», confessou.

Sobre o andamento da construção dos estádios para o Mundial 2014, que tem sido algo problemático, o dirigente optou por deixar um alerta à cidade de Manaus.

«Manaus é a única cidade que corre o risco de não estar no Campeonato do Mundo. O prazo de entrega do estádio é dezembro de 2013, e parece-me difícil que eles consigam cumprir», avisou, deixando claro que a competição poderá acontecer sem um dos estádios.

Valcke, que teve perto de ser afastado de todo este processo devido a uma frase menos feliz para com o Brasil, considera que, apesar de tudo, está a caminhar no sentido certo.