A Argentina reforçou sexta-feira a liderança da zona sul-americana de qualificação para o Mundial de futebol de 2014, ao receber e bater a Venezuela por 3-0, num embate disputado em Buenos Aires.

Gonzalo Higuain marcou o primeiro golo, aos 29 minutos, e o terceiro, em fora de jogo, aos 59, ambos após assistências preciosas de Lionel Messi, autor ainda do segundo tento, aos 45, na transformação de uma grande penalidade.

O avançado do Real Madrid passou a somar nove tentos na fase de qualificação, enquanto o “10” do FC Barcelona contabiliza oito, tendo passado o total da época para 61, em 51 jogos, e contabilizado o 32.º pela Argentina, em 76 encontros.

Na formação argentina, o central benfiquista Ezequiel Garay e o defesa esquerdo sportinguista Marcos Rojo foram titulares, tendo ambos atuado os 90 minutos.

Com este triunfo, face à única equipa com a qual tinha perdido na qualificação para o Brasil2014, a Argentina passou a somar 23 pontos, em 10 encontros, já mais 11 do que Chile, provisoriamente no quinto e último posto de acesso ao “play-off”, e Venezuela.

Atrás dos “albi celestes”, segue a Colômbia, que goleou em casa a Bolívia por 5-0, com tentos de Macnelly Torres (21 minutos), Carlos Valdez (50), Teofilo Gutierrez (62), Radamel Falcao (87) e Pablo Armero (90+3).

Nos anfitriões, o portista James Rodriguez foi titular, sendo substituído aos 83 minutos, pelo ex-“azul e branco” Guarin, enquanto o seu companheiro de equipa Jackson Martinez não saiu do banco dos suplentes.

Com apenas nove jogos disputados, os colombianos somam 19 pontos, tendo ultrapassado o Equador, recente “carrasco” de Portugal num particular disputado em Guimarães (3-2), que folgou na jornada de sexta-feira e também só conta nove encontros.

No quarto lugar, mas em risco de cair para o quinto, está o Uruguai, que não conseguiu melhor do que um empate a um golo na receção ao “lanterna vermelha” Paraguai.

Depois de muito tentarem, os uruguaios adiantarem-se no marcador aos 82 minutos, por intermédio de Luis Suarez, mas, apenas quatro volvidos, uma falha de Diego Lugano ofereceu o empate a Edgar Benitez.

Nos uruguaios, o benfiquista Maxi Pereira foi titular, mas acabou por ser substituído (aos 68 minutos), tal como, nos paraguaios, o avançado e seu companheiro de equipa Óscar Cardozo (66). O também “encarnado” Melgarejo não saiu do banco.

A fechar a ronda, o Chile (12 pontos, em nove jogos) desloca-se ao Peru (oito pontos, em nove jogos).