A Jordânia impediu esta terça-feira o Japão de se tornar a primeira seleção a juntar-se ao anfitrião Brasil no Mundial de futebol de 2014, ao receber e bater os nipónicos por 2-1, em encontro do Grupo B asiático.

Khalil Bani Ateyad, aos 45+1 minutos, e Ahmad Ibrahim, aos 60, apontaram os tentos dos jordanos, que saltaram do último para o segundo posto do agrupamento, com sete pontos, menos seis do que o Japão, que reduziu por Shinji Kawaga, aos 69.

Dois minutos após o tento do jogador do Manchester United, o “onze” comandado pelo italiano Alberto Zaccheroni poderia ter chegado à igualdade, que valia o apuramento, mas Amer Sabbah defendeu uma grande penalidade apontada por Yasuhito Endo.

Atrás do Japão (13 pontos), a um ponto de uma quinta presença consecutiva numa fase final, e da Jordânia (sete) – seguem nos dois lugares que valem o apuramento direto -, está a Austrália, que esteve a perder em casa por 2-0 com Omã, mas ainda evitou uma derrota comprometedora, salvando um ponto (2-2).

Abdul Aziz Mubarak (seis minutos) e um golo na própria baliza de Mile Jedinak (49) deram vantagem aos forasteiros, com Tim Cahill (52) e Brett Holman (85) a restabelecerem a igualdade.

A Austrália, que conta apenas cinco jogos disputados, passou a somar seis pontos, caindo para o terceiro lugar do agrupamento, que vale o acesso a um “play-off” com o terceiro do Grupo A, com o vencedor a medir forças com o quinto da América do Sul.

Com seis pontos, em seis jogos, Omã segue no quarto lugar, enquanto o Iraque, que folgou, caiu para o quinto e último, com cinco pontos, em cinco embates.

No Grupo A, o Irão, de Carlos Queirós, folgou e ficou mais longe do apuramento direto, face ao triunfo dos dois primeiros, mas também mais bem colocado para, pelo menos, assegurar o terceiro lugar, perante o desaire dos dois últimos.

O Uzbequistão prosseguiu o seu “conto de fadas”, rumo a uma primeira presença num Mundial, ao receber bater o “lanterna vermelha” Líbano por 1-0, materializado por Server Djeparov, aos 63 minutos.

Com seis jogos disputados, os uzbeques somam agora 11 pontos, mais um do que a Coreia do Sul, vencedora por 2-1 na receção ao Qatar, graças a um golo apontado por Heung Min Son, aos 90+6 minutos.

No seu quinto embate no agrupamento, os sul-coreanos haviam marcado primeiro, aos 60 minutos, por Keunho Lee, mas Khalfan Al Khalfan, aos 63, restabeleceu a igualdade, que o Qatar não logrou segurar, mantendo-se em quarto, com sete pontos (seis jogos).

O conjunto orientado por Carlos Queirós segue no terceiro posto, com os mesmos sete pontos do Qatar, mas com menos um jogo, sendo que tudo se decidirá em junho, quando jogar em Doha (dia 04), em casa com o Líbano (11) e na Coreia do Sul (18).