O Uruguai caiu terça-feira do quarto para o sexto lugar da zona sul-americana de qualificação para o Mundial de futebol de 2014, ao somar no Chile (0-2) o seu sexto jogo consecutivo sem ganhar.

Quarto no último Mundial, em 2010, e vencedor da última edição da Copa América, em 2011, a formação comandada por Óscar Tabarez caiu em Santiago do Chile, por culpa dos golos de Esteban Paredes, aos 10 minutos, e Eduardo Vargas, aos 78.

A formação “celeste”, que não contou com o benfiquista Maxi Pereira, manteve-se com 13 pontos, sendo que apenas somou dois nos derradeiros seis embates.

O Chile, que havia perdido os últimos quatro encontros, somou o quinto triunfo e ascendeu do sexto ao quarto lugar, ultrapassando os uruguaios e também, por ter mais golos marcados, a Venezuela, outra das grandes vencedores da ronda.

A jogar em casa, em Puerto Ordaz, a seleção “vinho tinto”, que se manteve no quinto posto, bateu a “poderosa” Colômbia, que havia ganho os últimos quatro jogos, por 1-0, graças a um tento solitário de Salomon Rondon (Rubin Kazan), aos 13 minutos.

Após o intervalo, os colombianos, com James Rodriguez os 90 minutos em campo e Jackson Martinez no banco, tentaram tudo para marcar, o que quase conseguiram, num remate de Falcao à barra, mas os locais também poderiam ter ampliado várias vezes.

Na frente da tabela, a Argentina reforçou a liderança, ao empatar 1-1 na Bolívia, sendo a única que conseguiu pontuar em reduto alheio.

Em La Paz, 3.600 metros acima do nível do mar, os anfitriões, que precisavam de vencer para se manterem na corrida, marcaram primeiro, por Marcelo Moreno, aos 25 minutos, mas, aos 44, Ever Banega restabeleceu a igualdade.

Na segunda parte, as duas equipas tiveram várias ocasiões para chegar ao golo do triunfo, sendo que, aos 84 minutos, Lionel Messi isolou-se, mas rematou contra o guarda-redes Sergio Galarza.

Messi foi, juntamente com o guarda-redes Romero e Javier Mascherano, um dos únicos três jogadores que repetiram a titularidade em relação à receção de sexta-feira à Venezuela (3-0). Garay (Benfica) e Rojo (Sporting) ficaram no banco.

No outro encontro da ronda, o Equador ascendeu ao segundo lugar, ultrapassando a Colômbia, ao bater o “lanterna vermelha” Paraguai por 4-1, em Quito.

Os paraguaios, sem os benfiquistas Óscar Cardozo e Melgarejo, ambos lesionados, marcaram primeiro, aos 15 minutos, por Luis Caballero, mas os locais chegaram ao empate ainda na primeira parte, aos 38, pelo ex-“leão” Felipe Caicedo.

A segunda parte “pertenceu” a Jefferson Montero, que marcou dois golos, aos 50 e 75 minutos, e, pelo meio, aos 54, fez a assistência para Cristian Benitez faturar: aos 84, foi substituído por Renato Ibarra, para uma justa ovação.

A Argentina lidera (24 pontos, em 11 jogos), seguida, nos outros lugares que também valem o apuramento direto, por Equador (20, em 10), Colômbia (19, em 10) e Chile (15, em 11). A Venezuela (15, em 11) está no quinto lugar, que vale o acesso a um “play-off” com o quinto da zona asiática.

Fora dos lugares de apuramento, estão o Uruguai (13 pontos, em 11 jogos), o Peru (11, em 10), a Bolívia (nove, em 11) e o Paraguai (oito, em 11).

A qualificação sul-americana prossegue apenas em junho, mais precisamente a 07, dia em que a Argentina é anfitriã da Colômbia.