Portugal vai apoiar o Brasil na área da segurança interna durante o Mundial de Futebol-2014, afirmou hoje o ministro português da Administração Interna, Miguel Macedo, destacando um projeto-piloto de sistema automático de entrada na fronteira aérea em Brasília.

Falando à Lusa no final do terceiro encontro dos ministros do Interior e Administração Interna da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que hoje terminou em Maputo, Miguel Macedo disse estar a receber retorno positivo das autoridades brasileiras sobre o projeto-piloto, «que já está em execução há vários meses no aeroporto de Brasília», capital do país.

«Está é uma área muito positiva», assegurou o governante português, considerando o setor da Administração Interna «uma área sensível, importante mas muito ativa do ponto de vista da cooperação».

A reunião dos ministros do Interior e da Administração Interna da CPLP, que discutiu a segurança pública e mecanismos de combate ao crime organizado na comunidade lusófona, adotou uma Declaração de Maputo, na qual os Estados membros definiram a necessidade do reforço da cooperação.

Segundo Miguel Macedo, Portugal tem desenvolvido projetos intensos na área da administração interna com outros países da CPLP, incluindo Moçambique, «onde há um projeto importante, com apoio e suporte financeiro da União Europeia, que chega a mais de 10 milhões de euros».

«Nós queremos cumprir bem os projetos», até porque esta é «uma cooperação de que por ventura se fala menos, mas muito importante e muito intensa», disse.

Falando aos jornalistas, o ministro moçambicano do Interior, Alberto Mondlane, qualificou de «boa» a situação de segurança interna na CPLP, assinalando a importância de se encontrarem soluções comuns para os problemas dos oito Estados membros da comunidade de língua portuguesa.