A “caixirola”, designado instrumento oficial do Mundial2014, vai ser proibido já na Taça das Confederações por razões de segurança, anunciou hoje o Comité Organizador Local (COL).

«Os adeptos não estão autorizados a levar para os estádios instrumentos musicais, incluindo a caxirola», frisou Hilário Medeiros, responsável pela segurança do COL. «Vamos aplicar esta medida nos jogos particulares, e durante a Taça das Confederações», que terá lugar no Brasil, entre 15 e 30 de junho, acrescentou.

A proibição vai tornar-se efetiva no próximo domingo, no jogo particular entre o Brasil e a Inglaterra, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e vai estender-se ao Campeonato do Mundo de 2014.

A decisão surge na sequência de incidentes registados a 28 de abril, quando adeptos em fúria lançaram dezenas de "caxirolas" para o relvado durante o jogo entre o Baía e o Vitória.

A "caixirola", instrumento de percussão criado pelo músico Carlinhos Brown, feito de plástico reciclado e com uma sonoridade semelhante à maraca, foi designado instrumento oficial do Mundial2014 e apresentado no mês passado pela presidente Dilma Rousseff.

A "vuvuzela", corneta de plástico inspirada num instrumento tradicional da África do Sul, tornou-se um símbolo do Mundial de 2010, na África do Sul, mas mais tarde a sua utilização nos estádios foi proibida pela FIFA por alegadamente poder provocar lesões auditivas.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.