Uma parte da cobertura do novo estádio de Salvador, Brasil, que será um dos palcos da Taça das Confederações de futebol e do Mundial2014, desabou hoje na sequência de chuvas torrenciais que assolaram a capital do Estado da Baía.

«Durante as fortes chuvadas que se fizeram sentir hoje em Salvador, deu-se uma acumulação de água nos 36 painéis da membrana do teto localizada no setor este, provocando a sua rotura», refere o organismo que gere o estádio, Fonte Nova Participações, em comunicado.

O estádio Itaipava Arena Fonte Nova, inaugurado a 05 de abril pela presidente Dilma Rousseff, custou cerca de 345 milhões de dólares, tendo sido enquadrado no quadro de uma parceria público-privada com a sociedades OAS e Fonte Nova Participaçoes, que ficarão a gerir o complexo durante 15 anos.

Os equipamentos atingidos foram submetidos hoje a uma experiência para verificar as causas do incidente e determinar se a estrutura foi afetada e avaliar as reparações a efetuar, numa altura em que faltam três semanas para o início da Taça das Confederações.

A instalação da membrana da cobertura, com uma superfície de 36.000 metros quadrados, em plástico de alta qualidade e fibra de vidro, mobilizou durante perto de dois meses uma equipa de 75 pessoas.