O português Pedro Proença e 51 outros árbitros chegaram no domingo ao Rio de Janeiro, no Brasil, onde vão ser avaliados física e clinicamente, tendo em vista a preparação para o Campeonato do Mundo de futebol de 2014.

O primeiro seminário de preparação da FIFA em solo brasileiro, que vai decorrer até sexta-feira, reúne uma seleção de 52 árbitros, dos quais 19 provenientes da Europa, dois da Oceânia, 12 da América do Sul, sete da América do Norte e Central, sete de África e cinco asiáticos.

Proença, que em 2012 dirigiu as finais da Liga dos Campeões e do Campeonato da Europa, e os outros árbitros vão participar em ações teóricas, mas também avaliações clínicas e atividades físicas, segundo o sítio oficial da FIFA na Internet, sob as orientações de profissionais do organismo dedicados às áreas médica, tecnológica, da fisioterapia, comunicacional e administrativa.

«Estamos na fase final, a parte mais intensa do processo que vai conduzir-nos ao Mundial2014», afirmou o responsável pela arbitragem da FIFA, Massimo Busacca, salientando a «paixão e energia» dos brasileiros pela modalidade, ambicionando que «os árbitros respirem futebol».

Proença, de 42 anos, e a sua equipa de arbitragem, formada pelos auxiliares Bertino Miranda e Tiago Trigo, é uma das 10 nomeadas pela FIFA para a próxima Taça das Confederações em futebol, que vai ser disputada no Brasil, entre 15 e 30 de junho.

Na antecâmara do Mundial2014, Brasil, Itália, México e Japão, no Grupo A, e Espanha, Uruguai, Taiti e Nigéria, no agrupamento B, vão disputar o troféu, que foi conquistado em 2009, na África do Sul, pela seleção “canarinha”.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.