A população iraniana saiu hoje à rua para festejar a qualificação da sua seleção, orientada pelo português Carlos Queiroz, para o Campeonato do Mundo de futebol de 2014, depois de vencer a Coreia do Sul por 1-0.

Após os festejos da eleição presidencial de Hasan Rohaní, no dia 15 de junho, a alegria voltou a ser geral no Irão no momento em que terminou o jogo no Munsu Stadium, em Ulsan, na Coreia do Sul.

A alegria fez-se sentir nas ruas, nas casas de muitas famílias e na televisão, que mostrou apresentadores, comentadores, convidados e técnicos responsáveis pela transmissão a saltarem e a abraçarem-se.

O líder supremo do Irão, Ali Jamenei, depois de terminar o jogo da oitava e última jornada do Grupo A, agradeceu aos atletas «que deram esta alegria ao povo».

Na noite de dia 15 e na madrugada de 16 de junho, a população reuniu-se nas ruas para festejar a vitória de Hasan Rohani, mesmo quem não votou no candidato vencedor, e hoje com a qualificação para o Mundial de futebol espera-se que os festejos continuem.

O iraniano Reza Ghoochannejhad foi quem marcou o único golo da vitória ao minuto 60, garantindo assim a presença do Irão no Brasil.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.