O atual governador do Rio Grande do Sul afirmou esta terça-feira que o Governo de Dilma Rousseff falhou politicamente por não ter explicado ao povo brasileiro os benefícios económicos que a organização do Mundial 2014 irá trazer ao país.

«O governo, que fez esses contratos e foi quem decidiu fazer essas obras, é responsável por não ter explicado suficientemente quais eram os objetivos e quais eram os benefícios (…) Tratou-se de uma falha de comunicação que na verdade é uma falha política», disse em declarações à agência Lusa Tarso Genro, antigo ministro da Justiça brasileiro e figura próxima da presidente brasileira.

«Primeiro a população perdeu acesso aos estádios, a entrada e caríssima, segundo foi incomodada e no seu quotidiano devido as obras e terceiro não tinha informação sobre os benefícios económicos», sustentou o governante, explicando que «tudo isso» trouxe de cima o descontentamento geral com as «desigualdades» que ainda existem no país e com as «graves falhas» nos sistemas de saúde e de transportes públicos, entre outros.

O atual governador do Rio Grande do Sul, que falava à Lusa à margem de uma conferência em Lisboa, considerou, contudo, que os recentes protestos populares no Brasil não foram «um primeiro grande teste à presidente Dilma Rousseff, mas sim ao projeto de desenvolvimento iniciado nos governos de Lula da Silva».

«Não foi um primeiro grande teste da presidente [Dilma Rousseff], acho que ela tem sido uma boa presidente e os níveis de confiança que o povo tem nela vão voltar. Foi o primeiro grande teste do projeto de desenvolvimento que foi articulado no país com o governo do presidente Lula da Silva e que hoje está sob escrutínio», acrescentou.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.