O secretário-geral da FIFA, Jerôme Valcke, manifestou hoje o seu «grande agrado» pelo adiantamento das obras em São Paulo, no estádio do Corinthians, palco previsto para a abertura do Mundial de futebol de 2014.

De visita aos estádios do Mundial2014, Valcke fez também questão de afirmar à imprensa, em São Paulo, que a FIFA entende que o Brasil está preparado para receber a prova, mesmo que se realizem mais manifestações contra os gastos públicos com o evento.

Durante a visita ao estádio do Corinthians, Valcke foi acompanhado pelo ministro do Desporto do Brasil, Aldo Rebelo, que reiterou que tudo estará pronto a tempo e que o Mundial será um êxito.

Valcke recordou que em junho, durante a Taça Confederações, pediu uma «reunião de emergência» com responsáveis do Corinthians, já que o atraso nas obras «preocupava» a FIFA, mas a visita de hoje deixou esse quadro totalmente ultrapassado: «Vejo o estádio, as obras, tudo está perfeito, estou convencido de que serão concluídas a tempo», disse.

O estádio, em Itaquera, estará construído a 86 por cento e Aldo Rebelo também garantiu o bom andamento das infraestruturas envolventes, bem como o financiamento público para todos os estádios do Mundial ainda por finalizar.

«Terminámos a Taça das Confederações com um saldo muito positivo, com seis estádios construídos a tempo e com êxito técnico», acentuou o ministro.

Após a visita a São Paulo, Valcke ruma a Curitiba (Paraná), onde está outro dos 12 estádios do Mundial. Depois, vai a Manaus (Amazónia), onde encontrará aquele que é referido como o estádio com construção mais atrasada.

Seis estádios estão já prontos: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Fortaleza e Salvador, ou seja os utilizados na Taça das Confederações. A organização do Mundial assegura que até dezembro estarão concluídos os outros seis estádios: São Paulo, Porto Alegre, Cuiabá, Curitiba, Manaus e Natal.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.