A Rússia destronou hoje, provisoriamente, Portugal da liderança do Grupo F de apuramento para o Mundial de futebol de 2014 com um triunfo em casa sobre o modesto Luxemburgo, por 4-1.

No Estádio Central de Kazan, Aleksandr Kokorin (01 e 36 minutos), Kerzhakov (59) e Samedov (90+3) traduziram em golos a supremacia do conjunto de Fabio Capello.

Desfalcados da dupla de central titular, os luxemburgueses incomodaram várias vezes os russos e Joachim Aurelien (90) deu o merecido golo aos forasteiros.

O início do jogo foi adiado em mais de uma hora devido a forte chuvada, mas começou a ser resolvido logo aos 20 segundos: lançamento longo para a cabeça de Kerzhakov e desvia para a entrada de Kokorin, que executa “chapéu” vistoso.

Os anfitriões insistiam em busca do segundo, mas os frágeis luxemburgueses – três pontos em sete desafios - davam inesperada luta, ainda assim incapazes para bater Akinfeev.

Aos 36, os mesmos protagonistas fabricaram o 2-0, com Kerzhakov a cobrar um livre na quina da área e Kokorin a cabecear para fora do alcance de Joubert.

O figurino do desafio manteve-se na etapa complementar e o terceiro surgiu de canto, na direita: Ignashevich cabeceou e Kerzhakov (59), na cara do guarda-redes, desviou para o fundo das redes.

O tento do Luxemburgo surgiu em cima do tempo regulamentar, em lance de insistência de Luisi e Bastos, concluído no entanto por Joachim Aurelien, mas os russos ainda conseguiriam um quarto golo, em jogada finalizada por Samedov (90+3).