A seleção de Cabo Verde defronta este sábado a sua congénere da Tunísia, em jogo da sexta e última jornada do Grupo B de acesso ao Mundial2014. Os Tubarões Azuis estão obrigados a vencer para ganharem o seu grupo e passarem à próxima fase, onde os dez primeiros classificados de cada grupo disputam o play-off de acesso ao Mundial.

A comitiva cabo-verdiana, desde quinta-feira a noite em Túnis, realizou na tarde de sexta-feira um treino de adaptação ao relvado do Estádio Olímpico de Rades, palco do encontro.

Lúcio Antunes tem todos os jogadores à sua disposição e já terá montado a estratégia para levar de vencida a formação do Magrebe.

Se na baliza Vozinha parece ter o lugar garantido, suscitam dúvidas sobre quais os jogadores que ocuparão as faixas das defesa, uma vez que Kay e Fernando Varela parecem ser os mais prováveis no centro da defensiva crioula. Gegé parece estar na frente para o lugar de lateral direito. Uma aposta frequente, principalmente quando Cabo Verde joga fora de portas. Apesar de Gegé ser um central de raiz, é um jogador que pode dar mais qualidade defensiva à equipa.

Do lado esquerdo, a dúvida está entre Stopira, Nivaldo e ainda Carlitos. Stopira voltou à seleção crioula, depois de longo afastamento devido a lesão. Nivaldo tem sido o "dono" do lugar e é provável que continue, dado o grande momento de forma que atravessa no Teplice, seu novo clube.

No meio-campo, Marco Soares e Babanco são pedras fundamentais mas há que escolher o homem do vértice mais recuado da zona intermédia. Calú tem deixado boa impressão e pode aproveitar o bom momento de forma para ocupar a vaga que antes era de Toni Varela, jogador que não tem jogado no seu clube na Holanda.

As dúvidas continuam a existir na frente de ataque. Apesar de Cabo Verde precisar de vencer, a formação de Lúcio Antunes não deverá descurar o aspeto defensivo. Lúcio deverá aproveitar o bom momento de Djaniny no campeonato português onde já leva dois golos no Nacional para coloca-lo como homem mais avançado, com os apoios de Ryan Mendes e Heldon. Garry Rodrigues também é hipótese para o onze mas é pouco provável que Lúcio lance o jovem jogador, que se estreou com a camisola da seleção crioula no último amigável frente ao Gabão.

Mas o selecionador de Cabo Verde pode apresentar a equipa que iniciou a sua participação no CAN2013, optando por dois elementos móveis na frente de ataque (Ryan Mendes e Heldon), com Platini nas costas, à frente de Babanco e Marco Soares. Mas é pouco provável que Lúcio tome esta opção. No banco há que contar ainda com Júlio Tavares, avançado poderoso que poderá entrar para formar dupla com Djaniny, caso os Tubarões Azuis necessitem de "forçar a nota" para vencer a partida.

A Tunísia lidera o grupo com 11 pontos, mais dois que Cabo Verde. Apenas o primeiro classificado apura-se para o play-off onde se vai encontrar os cinco representantes do continente africano no Mundial 2014. O jogo está marcado para as 19h45 (17h45 de Cabo Verde).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.