A Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF) confirmou hoje ter sido informada da decisão de rejeição do recurso apresentado à FIFA, indicando que irá analisar a resposta e que, «nas próximas horas», fará os esclarecimentos necessários.

«A FCF recebeu hoje um fax do secretariado da Comissão de Recurso FIFA informando que rejeitou o recurso referente à decisão da Comissão Disciplinar da FIFA de punir Cabo Verde com uma derrota de 3-0 no contra a Tunísia do passado dia 07 de setembro, a contar para o Grupo B de qualificação do Mundial2014, e consequente exclusão dos play-off da Zona África», lê-se na curta nota.

Sem dar mais pormenores, e desconhecendo-se se é intenção recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), tal como foi aventado em setembro pela própria federação, a nota da federação acrescenta: «A FCF está a analisar o processo e nas próximas horas compromete-se a dar mais informações e esclarecimentos».

O Comité de Apelo da FIFA rejeitou hoje o recurso apresentado pela FCF e confirmou o afastamento dos "Tubarões Azuis" da última fase de qualificação africana para o Mundial2014.

«O castigo determinado pelo Comité Disciplinar [a 12 de setembro] pela utilização ilegal de um jogador na fase de apuramento para o Mundial2014 no jogo entre a Tunísia e Cabo Verde mantém-se», refere o comunicado da FIFA.

Em causa estava a decisão de punir Cabo Verde com uma derrota de 3-0 no jogo com a Tunísia, realizado a 07 de setembro em Tunes, a contar para a 6.ª e última jornada do Grupo B de qualificação para o Campeonato do Mundo, a disputar no Brasil no próximo ano.

A decisão, baseada na utilização irregular de um jogador no derradeiro jogo, que Cabo Verde venceu por 2-0, levou à exclusão dos "Tubarões Azuis" da última fase de apuramento para o Mundial2014, uma eliminatória com dez seleções, da qual sairão as cinco representantes do continente africano.

Com a exclusão de Cabo Verde, a Tunísia, vencedora do Grupo B, acabou por ser repescada e vai defrontar os Camarões, precisamente a equipa que Cabo Verde eliminou no "play-off" de apuramento para a Taça de África das Nações (CAN13).