O secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke, iniciou esta segunda-feira, em Porto Alegre, uma digressão pelas cidades brasileiras, de modo a «colocar pressão», conforme as suas palavras, na organização do Mundial2014 de futebol.

O dirigente sublinhou, em conferência de imprensa, ser necessário «colocar uma certa pressão» e demonstrar que a FIFA «está com os olhos no desenvolvimento do projeto».

«É necessário ver todos os detalhes. Este período não pode ser de repouso, mas sim de conclusão de todos os detalhes que garantam o sucesso do evento», disse Jerome Valcke.

O secretário-geral da FIFA visitou, acompanhado pelo ministro dos desportos brasileiro, Aldo Rebelo, e pelos antigos jogadores Ronaldo e Bebeto, o Estádio Beira Rio, que acolherá cinco jogos do torneio e que está 90 por cento concluído.

«Já muito foi feito em Porto Alegre desde o ano passado, pelo que não há lugar a inquietação, pois o Beira Rio estará pronto a tempo do Mundial», precisou Jerome Valcke, que viajará na terça-feira para o Rio de Janeiro, onde se reunirá com a organização da competição.

No ano passado, o dirigente da FIFA foi protagonista de uma frase polémica, quando disse ser necessário dar-se «um pontapé no rabo» para que se pudesse recuperar o tempo perdido nas obras necessárias à realização da prova.