A Argentina, desfalcada do lesionado Lionel Messi, assegurou sexta-feira a vitória na zona sul-americana de apuramento para o Mundial de futebol de 2014, ao vencer em casa o Peru por 3-1, em encontro da penúltima ronda.

Claudio Pizarro ainda adiantou os forasteiros, aos 21 minutos, mas os “albi-celestes”, que já tinha assegurado o apuramento, deram a volta ao resultado ainda na primeira parte, graças a um “bis” de Ezequiel Lavezzi (23 e 35).

Na segunda parte, Rodrigo Palacio selou o resultado final, aos 47 minutos, materializando o nono triunfo dos argentinos, que apresentaram de início o central benfiquista Ezequiel Garay, enquanto Hurtado, do Paços de Ferreira, e o “leão” Carrillo (substituído aos 69 minutos) foram titulares nos forasteiros

Com este resultado, a Argentina passou a somar 32 pontos, contra 27 da Colômbia, que se tornou a 14.ª seleção a garantir a presença na fase final, ao empatar em casa a três golos com o Chile, depois de ter estado a perder por 3-0.

Um golo de Teofilo Gutierrez, aos 69 minutos, e dois de Radamel Falcao, ambos de penálti, aos 75 e 84, permitiram aos locais anular o tento de Artur Vidal, aos 19, de grande penalidade, e o “bis” de Alexis Sanchez, aos 22 e 29.

A formação colombiana, equipa em que os portistas Jackson Martinez e Quintero não saíram do banco, vai cumprir a quinta presença numa fase final e a primeira desde 1998. Também esteve nos Mundiais de 1962, 1990 e 1994.

Por seu lado, o Chile passou a contar 25 pontos, sendo igualado no terceiro posto pelo Equador, que recebeu e venceu o Uruguai (22 pontos) por 1-0, graças a um golo de Jefferson Montero, aos 30 minutos.

Na formação uruguaia, que na pior das hipóteses jogará um “play-off” intercontinental com a Jordânia, foram titulares o benfiquista Maxi Pereira (cedeu o lugar a Diego Forlan, aos 65 minutos) e o portista Fucile.

No outro encontro realizado, entre duas equipas já sem possibilidades de se qualificarem, a Venezuela empatou 1-1 na receção ao Paraguai, com golos de Edgar Benitez (28 minutos), para os forasteiros, e Luis Seijas (84), para os locais.

O benfiquista Óscar Cardozo regressou ao “onze” paraguaio, tendo sido substituído aos 66 minutos.

Na última ronda da zona sul-americana, marcada para terça-feira, destaque para a receção do Chile ao Equador e do Uruguai à Argentina.