O selecionador de futebol do Peru, Sergio Markarian, anunciou hoje a demissão do cargo, um dia depois da derrota com a Argentina por 3-1, na penúltima jornada do torneio sul-americano de apuramento ao Mundial2014.

«O Peru não se qualificou e eu vou-me embora. Não tenho o poder de mudar o que deve ser mudado e se for para ficar estagnado neste posto, prefiro sair», afirmou o técnico, de origem uruguaia um dia depois do desaire com os argentinos.

Já sem qualquer hipótese de apuramento, o Peru despede-se desta campanha de qualificação a 16 de outubro, em Lima, frente à Bolívia, também já fora da corrida.

No jogo de sexta-feira, em Buenos Aires, Claudio Pizarro ainda adiantou o Peru no marcador, aos 21 minutos, mas os “albi-celestes”, que já tinha assegurado o apuramento, deram a volta ao resultado ainda na primeira parte, graças a um “bis” de Ezequiel Lavezzi (23 e 35).

Na segunda parte, Rodrigo Palacio selou o resultado final, aos 47 minutos, materializando o nono triunfo dos argentinos, que apresentaram de início o central benfiquista Ezequiel Garay, enquanto Hurtado, do Paços de Ferreira, e o “leão” Carrillo (substituído aos 69 minutos) foram titulares nos forasteiros

Com este resultado, a Argentina passou a somar 32 pontos, contra 27 da Colômbia, que se tornou a 14.ª seleção a garantir a presença na fase final, ao empatar em casa a três golos com o Chile, depois de ter estado a perder por 3-0.