A bicampeã europeia e detentora do título Espanha, a estreante Bósnia-Herzegovina, a Rússia, para frustração lusa, e ainda Inglaterra, Equador, Chile e Honduras devem ser os próximos apurados para o Mundial de futebol de 2014, na terça-feira.
Depois da ronda de sexta-feira, são já 14 os finalistas, uma vez que Bélgica, Suíça, Alemanha e Colômbia juntaram-se a Itália, Holanda, Coreia do Sul, Irão, Japão, Austrália, Argentina, Estados Unidos, Costa Rica e ao anfitrião Brasil.
Terça-feira, serão “atribuídas” mais sete vagas, com o fecho das fases de grupos na Europa, América do Sul e CONCACAF, sendo que, para algumas seleções, o apuramento não é mais do que uma “formalidade”, pois está praticamente garantido.
Nesta situação está a Espanha, que lidera o Grupo I europeu de apuramento, e só precisa de empatar na receção à Geórgia para “atirar” a França para o “play-off”: serão o adversário a evitar nessa fase, como já admitiu, por antecipação, Cristiano Ronaldo.
Também em casa, no majestoso Wembley, a Inglaterra está igualmente numa posição muito favorável no Grupo H, bastando-lhe bater a Polónia, com a pressão de que não poder empatar, pois, a um ponto, a Ucrânia vai “passear” a São Marino.
Se espanhóis e ingleses não estarão especialmente felizes pelo apuramento, a história é bem diferente para a Bósnia-Herzegovina, a um triunfo, na Lituânia, de selar o seu primeiro apuramento para uma grande competição, no Grupo G, depois de duas eliminações seguidas nos “play-offs” face a Portugal (Mundial2010 e Euro2012)
Apesar de não ter a fama dos ex-compatriotas da Sérvia, Croácia ou Eslovénia, já com várias presenças em fases finais, a formação de Sarajevo perfila-se com a mais provável representante dos Balcãs no Brasil, para desgosto de Fernando Santos.
O conjunto comandado pelo treinador luso soma os mesmos 22 pontos dos bósnios, mas perde de forma esmagadora (29-6 contra 10-4) em matéria de golos, pelo, sem a ajuda dos lituanos, de nada valerá bater em casa o frágil Liechtenstein.
Por seu lado, a Rússia tem também tudo a seu favor para arrumar Portugal para os “play-offs”, já que só precisa de empatar no vizinho Azerbaijão, sendo que até a derrota pode dar, desde que a seleção lusa, anfitriã do Luxemburgo, não recupere sete golos.
Nos outros grupos europeus, com Bélgica, Itália, Alemanha, Holanda e Suíça já apuradas, joga-se o acesso aos “play-offs”, já garantidos por Suécia e Croácia, com Bulgária, Turquia e Islândia como favoritas. Dos nove segundos, um ficará de fora.
Em relação à América do Sul, o Chile (quarto, com 25 pontos) recebe o Equador (terceiro, com 25), num embate em que o empate chega para ambos se juntarem a Argentina e Colômbia e relegarem o Uruguai (quinto, com 22) para um “play-off” com a Jordânia.
Os uruguaios (22-23 em golos) necessitam que não se registe um empate entre Equador (19-14) e Chile (27-24), sendo que deverão precisar de vencer por mais de um golo de diferença, tarefa nada fácil na receção à Argentina, mesmo desfalcada de Lionel Messi.
Na América do Norte, Central e Caraíbas, são as Honduras que estão quase a selar a qualificação, juntando-se a Estados Unidos e Costa Rica, já que necessitam apenas de um mísero empate no reduto da “lanterna vermelha” Jamaica.
A três pontos, o México, que joga na Costa Rica, ainda sonha com o apuramento direto, mas quererá, sobretudo, somar um ponto, que o “proteja” do Panamá, que está a três e recebe os Estados Unidos, pois o quarto posto ainda vale o acesso a um “play-off” intercontinental, com a Nova Zelândia.
Em África, ainda não haverá qualificados na terça-feira, dia em que se realiza apenas o último jogo da primeira mão dos “play-offs”, com a receção do Gana ao Egito.