A Bósnia Herzegovina qualificou-se hoje pela primeira vez para a fase final de uma grande competição internacional de futebol ao apurar-se diretamente para o Mundial2014, graças ao primeiro lugar no G da zona europeia.

Um golo Vedad Ibisevic, aos 68 minutos, bastou para o bósnios assegurarem o primeiro lugar no Grupo G e o apuramento direto, relegando a Grécia, treinada por Fernando Santos, para os “play-offs” reservados aos oito melhores segundos classificados dos nove grupos.

Os gregos, que partiam para esta jornada decisiva no segundo lugar, mas com tantos pontos quanto os bósnios, encerraram esta fase de apuramento com uma vitória em casa sobre o Liechtenstein por 2-0.

Independente desde 1992, depois da desagregação da Jugoslávia, a Bósnia começou a disputar qualificações para grandes torneios em 1996, na fase de apuramento para o Mundial de 1998.

Curiosamente, o primeiro jogo dessa qualificação foi disputado a 1 de setembro de 1996, frente à Grécia, com uma vitória por 3-0.

Seguiram-se mais sete campanhas falhadas, as duas últimas por culpa de Portugal, que eliminou a Bósnia-Herzegovina nos “play-offs” de apuramento para o Mundial2010 e Euro2012.