A Rússia apurou-se hoje pela terceira vez na sua história para um Campeonato do Mundo de futebol, após garantir o primeiro lugar do Grupo F da fase europeia de qualificação com um empate a um golo no Azerbaijão.

Em Baku, o médio Shirokov marcou o único tento dos russos, aos 16 minutos, numa partida em que a formação da casa ficou reduzida a 10 unidades aos 73 minutos, após expulsão de Medvedev, o que não impediu que Javadov refizesse a igualdade, aos 90.

Com este resultado, a Rússia terminou esta fase no primeiro lugar do Grupo F e garantiu a qualificação para o Mundial2014, que vai decorrer no Brasil.

A formação comandada pelo italiano Fabio Capello somou 22 pontos, mais um do que Portugal, que bateu o Luxemburgo, por 3-0, e segue para os “play-offs”, que envolvem os oito melhores segundos classificados entre os nove grupos.

Depois de falhado as duas últimas edições, a Rússia volta a marcar presença na fase final de um Campeonato do Mundo, a terceira da sua história e a décima contando com os resultados da antiga União Soviética.