Portugal não estará entre os oito cabeças de série no sorteio da fase final do Mundial2014 de futebol, caso se qualifique, de acordo com o simulador do “ranking” da FIFA, que será anunciado oficialmente na quinta-feira.
O simulador disponível na página oficial da FIFA na Internet coloca Portugal no 14.º lugar da classificação, com 1.036 pontos, a 102 pontos de distância do sétimo posicionado, a Suíça (1.138), a última seleção com estatuto de pré-designada, pois o Brasil (11.º, com 1.078) entra diretamente no “pote 1” na qualidade de país anfitrião.
Portugal, que terá de disputar os “play-off” da zona europeia de qualificação, depois de ter terminado no segundo lugar do grupo F, atrás da Rússia, já sabe que não evitará um dos primeiros sete colocados do “ranking” - Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Uruguai e Suíça -, além do Brasil.
O Uruguai é a única daquelas seleções que ainda não está apurado para o Mundial, necessitando de disputar um “play-off” com a Jordânia para garantir a presença no sorteio da fase final, que se vai realizar a 06 de dezembro.
A FIFA explicou, em comunicado emitido a 04 de outubro, que o sorteio terá por base o “ranking” de outubro de 2013 (a divulgar na quinta-feira) e não o do mês seguinte, por considerar que seria injustamente favorável às seleções que disputarão os “play-offs”, marcados para 15 e 19 de novembro, no caso europeu.
A organização que rege o futebol mundial passou a basear-se desde 2010 na sua própria classificação para determinar os pré-designados para as fases finais, em vez do anterior sistema que tinha por base os resultados obtidos em edições anteriores das provas e da fase de qualificação.
Além do “ranking”, a FIFA adotará “critérios geográficos” para definir a composição dos restantes “potes”, durante uma reunião que se vai realizar três dias antes do sorteio, a 03 de dezembro, com o propósito de evitar que duas ou três seleções do mesmo continente sejam sorteadas no mesmo grupo.