Os suecos chegam a este play-off oriundos do Grupo C. Com 20 pontos conquistados na fase de apuramento, a Suécia viu-se relegada para o segundo lugar do grupo graças a uma Alemanha absolutamente demolidora, que em dez jogos conseguiu nove vitórias e teve apenas um empate.

Já a equipa da estrela Ibrahimovic teve uma participação mais modesta: em dez jogos, os suecos tiveram seis vitórias, dois empates e duas derrotas, precisamente frente à poderosa Alemanha (3-5), e outra perante a Áustria (1-2). Na fase de grupos, com o primeiro lugar desde cedo entregue à Alemanha, só mesmo a Áustria fez perigar o apuramento sueco para o play-off.

Olhando aos números suecos, estes mostram uma defesa permeável - com 14 golos sofridos em dez jogos – e apenas 19 golos marcados. Pouco, pode pensar-se, quando o ataque está entregue ao gigante Zlatan Ibrahimovic, estrela mais cintilante dos suecos e atualmente a jogar em França, ao serviço do Paris Saint-Germain.

Se o avançado, que este ano já marcou ao Benfica em jogo da Liga dos Campeões, é a principal referência, outros nomes devem ser tidos em conta pela equipa lusa.

Isaksson, guarda-redes, atua no Kasimpasa, da Turquia, mas tem muitos anos de experiência no futebol europeu ao mais alto nível e é garantia de estabilidade entre os postes. Na defesa, Oscar Wendt, do Borussia M’gladbach, é um dos mais regulares na Bundesliga.  

É no meio-campo que cresce o perigo oferecido pelos nórdicos orientados por Erik Hamrén: Rasmus Elm, do CSKA de Moscovo, Kim Kallstrom, do Spartak de Moscovo, são dois dos jogadores mais influentes na movimentação dos suecos e essenciais a municiar o ataque, onde para além de Ibra estão Ola Toivonen, do PSV Eindhoven e que já esteve na rota do Benfica, e Marcus Berg, atualmente ao serviço do Panathinaikos.

Olhando ao valor atual das duas formações, não pode dizer-se que Portugal tenha tido um sorteio madrasto. Mas a verdade é que a vantagem histórica pende para o lado nórdico: nos 15 jogos em que Portugal e Suécia já se defrontaram, os suecos venceram por seis vezes e Portugal venceu apenas em três ocasiões, tendo-se também registado seis empates.

Com maior pormenor, em qualificações para Mundiais de futebol, como vai ser este o caso, os suecos venceram por três vezes e apenas perderam numa ocasião. Em qualificações para o Europeu regista-se um empate técnico, com uma vitória para cada lado e dois empates.

Uma curiosidade apenas para o peso do fator casa, que parece influenciar pouco no frente a frente entre os dois países: nos jogos em Portugal (7), a Suécia venceu por quatro vezes e o melhor que os lusos conseguiram foram três empates. Já na Suécia é Portugal quem está na mó de cima, com três vitórias contra duas dos suecos.

Os jogos do play-off de acesso ao Mundial estão marcados para 15 e 19 de novembro.